TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio mip cana de acucar

Por:   •  5/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA

ELISANGELA BORGES COELHO

MIP NA CULTURA DA CANA

Goianésia

2016


[pic 2]

FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA

ELISANGELA BORGES COELHO

MIP NA CULTURA DA CANA

Relatório apresentado como requisito parcial para a obtenção da nota parcial da primeira V.A,de ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA pela Faculdade Evangélica de Goianésia.

Responsável: Prof.Daniel Caixeta

Goianésia

2016


SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO        3

2 OBJETIVOS        4

3 METODOLOGIA        5

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO        6

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7


1INTRODUÇÃO

O tipo de colheita da cana-de-açúcar pode influenciar a produção e longevidade da cultura, os atributos físicos, químicos e biológicos do solo, o meio ambiente e a saúde pública. O sistema de colheita por cana queimada elimina a matéria seca e aumenta a concentração de gás carbônico na atmosfera, contribuindo com o efeito estufa e diminuindo o teor de matéria orgânica no solo.

O decreto de Lei Estadual 47.700, de 11 de março de 2003, regulamenta a Lei Estadual 11.241, de 19 de setembro de 2002, que determinou prazos para a eliminação gradativa do emprego do fogo para despalha da cana-de-açúcar nos canaviais paulistas, sendo de grande interesse agrícola e ecológico, estabelecendo prazos, procedimentos, regras e proibições que visam a regulamentar as queimas em práticas agrícolas. A colheita mecanizada da cana-de-açúcar está cada vez mais presente nos sistemas de produção no Brasil. No sistema de colheita mecanizada sem queima, as folhas, bainhas, ponteiro, além de quantidade variável de pedaços de colmo são cortados, triturados e lançados sobre a superfície do solo, formando uma cobertura de resíduo vegetal (mulch) denominada palha ou palhada. A quantidade de palhada de canaviais colhidos sem queima varia de 10 a 30 Mg ha-1 (Trivelin et al., 1996)

O sistema de cultivo de cana crua foi desenvolvido com a finalidade de eliminar a queima da cultura, a mobilização superficial dos solos e mantê-los cobertos com restos culturais. Nesse sistema, busca-se a redução da erosão e o aumento do teor de matéria orgânica, que provocam a compactação superficial do solo pelo aumento do tráfego de máquinas, ou seja, aumento da densidade do solo e redução de sua porosidade total, a qual poderá restringir o desenvolvimento radicular das culturas (Blair et al., 1998; Blair, 2000; Vasconcelos, 2002). Vasconcelos (2002), estudando o desenvolvimento do sistema radicular e da parte aérea de socas de cana-deaçúcar sob dois sistemas de colheita, crua mecanizada e queimada manual, verificou que a alteração do sistema de colheita da cana queimada manual para cana crua mecanizada reduz a amplitude térmica do solo, aumenta o teor de água e de matéria orgânica no solo. O elevado tráfego de máquinas e veículos de transbordo causou aumento da densidade do solo até a profundidade de 0,40 m. O efeito de sistemas de colheita de cana-de-açúcar, especialmente utilizando uma forma intermediária de manejo da cana crua mediante o uso de escarificadores na incorporaração parcial da palhada, e a conseqüente repercussão positiva nos atributos físicos do solo, é pouco conhecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (86.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com