TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório das ordens dos insetos praga coletados

Por:   •  5/7/2017  •  Artigo  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 8

Relatório das ordens dos insetos praga coletados

Entomologia agrícola

Iarima Costa Peixoto e João Pedro Oliveira Gonçalves

Campos dos Goytacazes-RJ

2015

Paquinha (Orthoptera)

São insetos conhecidos vulgarmente pelo nome de paquinhas, têm as pernas anteriores do tipo escavatória e as pernas posteriores são do tipo saltatória, possuem coloração pardo-escura. As formas jovens são desprovidas de asas.

Causam danos de importância econômica em um grande número de culturas, tais como: abóbora, acelga, alface, arroz, berinjela, brócolis, cebola, chicória, couve, couve-flor, espinafre, feijão, fumo, graviola, jiló, milho, pepino, repolho, rosa e tomate.

Fazem galerias no solo, alimentando-se das raízes. Saem das tocas durante a noite para se alimentarem de outras partes da planta no nível do solo.

Para o controle, pode-se citar a aplicação de inseticidas específicos conforme recomendações. A prevenção da infestação consiste em melhorar a drenagem, pois as fêmeas do inseto tendem a migrar para outros locais para desovar, em busca de umidade.

É possível ainda, tentar o controle biológico com nematoides parasitários, como o Steinernema scapterisci e S. riobravos.

Bicho bolo (Coleóptera)

É uma das principais pragas de importância econômica para a cultura do milho, atacando tanto a área radicular quanto a semente da planta. Esta praga causa prejuízos em alface, batata, beterraba, couve, milho, pastagens, repolho e trigo.

As larvas do terceiro estágio causam prejuízos principalmente nas raízes e nas sementes de milho que são semeadas entre os meses de maio e início de setembro. Apesar dos danos, estes insetos são benéficos no que diz respeito à abertura de galerias no solo, facilitando a infiltração de água, maior penetração das raízes e, por fim, a melhor incorporação de nutrientes no perfil do solo.

Entre os insetos adultos existe um grande dimorfismo sexual. Nos machos, os élitros são opacos e sujos, com expansões simples e pontiagudas, vulgarmente conhecidas como chifres. As fêmeas não apresentam essas expansões pontiagudas, e o seu corpo é preto, brilhante e limpo. Para o fechamento do ciclo biológico desse inseto é necessário aproximadamente um ano.

A oviposição ocorre freqüentemente na palha encontrada na superfície do solo. Após a eclosão, as larvas passam por uma fase de desenvolvimento dividida em três estágios, sendo que durante o primeiro estágio e parte do segundo, as larvas se alimentam da palha deixada dentro das galerias pelas fêmeas adultas.

Como controle cultural, pode-se citar como principal, evitar plantios durante o período em que a praga atinge o seu terceiro estágio, que compreende os meses de maio a agosto, principalmente se o solo apresentar grandes infestações.

Outro método de controle é aplicação de inseticidas específicos no tratamento das sementes para proteção das plântulas.

Gafanhoto (Orthoptera)

Estes insetos são polífagos, tendo maior afinidade por gramíneas. Trata-se de um inseto muito voraz, chegando a consumir o equivalente a metade do seu peso. Em determinadas situações de ataque, a destruição das folhagens pode ser total.

O inseto adulto apresenta coloração marrom-amarelada, com as tégmas apresentando manchas escuras e asas membranosas e claras. Os ovos são colocados no chão, em orifícios abertos pela própria fêmea, a uma profundidade de aproximadamente 5 cm. Após a eclosão, as ninfas passam por cinco ou seis ínstares, sendo que nos dois primeiros ínstares, recebem o nome de mosquitos, e durante os demais, são denominadas de saltões. O ciclo biológico desse inseto dura aproximadamente 180 dias.

O controle básico recomendado é fazer uso de inseticidas específicos, conforme recomendação do fabricante.

Bicudo (Coleóptera)

É uma praga importante, pois os danos podem ser causados tanto pela larva quanto pelo adulto. Além da cultura do coco, ataca também outras culturas, como dendê e palmito. As larvas destroem os tecidos meristemáticos durante a sua alimentação, fazendo galerias em diversas direções. A folha mais nova da planta atacada apresenta-se mal formada e esfacelada em virtude da penetração do adulto. O adulto desse inseto também é transmissor de nematoides.

O inseto adulto apresenta o corpo recurvado, de coloração preta e rostro bem desenvolvido. Os élitros possuem oito sulcos longitudinais. A postura é realizada nas partes mais tenras do coqueiro. Os ovos são alongados, cilíndricos e de coloração branco-amarelada. As larvas apresentam o corpo recurvado, de coloração branca e cabeça escura. Logo no início, já praticam a abertura de galerias nos tecidos das plantas, principalmente na gema apical, no pecíolo das folhas novas e no estipe.

A pupa é de coloração amarelada, sendo possível visualizar todos os membros do inseto adulto.

O controle cultural mais indicado é a retirada de plantas infectadas na área afim de que não ocorra contaminação em todo o plantio.

O controle químico consiste na aplicação de inseticidas indicados para a cultura conforme recomendação do fabricante.

Formigas (Hymenoptera)

As formigas do gênero Atta, comumente conhecidas como saúvas, são insetos sociais, organizados em castas. Em um sauveiro pode-se encontrar as castas permanentes, que incluem as formas sexuadas e as formas estéreis e as castas temporárias. Apresentam três pares de espinhos dorsais no tórax. O tamanho médio das operárias oscila entre 4-7 mm de comprimento, e o tamanho médio das operárias grandes ou soldados é de 12-15 mm.

As saúvas são formigas cultivadoras e comedoras de fungo, mesmo assim têm preferências e selecionam determinadas espécies de plantas que danificam, cortando pedaços de folhas, hábito que lhes dá o nome de formigas cortadeiras. O material vegetal cortado é transportado para o ninho. Os pedaços de folhas são utilizados como substrato para a cultura do fungo. O grupo ao qual pertence o fungo varia de acordo com a espécie de formiga. A importância econômica desta praga é devido ao desfolhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com