TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SELEÇÃO RECORRENTE INTRAPOPULACIONAL

Por:   •  19/8/2015  •  Bibliografia  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 6

AMANDA FERNANDA NUNES FERREIRA

SELEÇÃO  RECORRENTE  INTRAPOPULACIONAL

Trabalho apresentado à disciplina de Genética Quantitativa como exigências do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, sob orientação do Prof. Dr. Willian Krause.

TANGARÁ DA SERRA

MATO GROSSO – BRASIL

JUNHO- 2015

  1. SELEÇÃO RECORRENTE

 

A seleção recorrente é um processo cíclico de melhoramento que envolve primeiramente a obtenção de progênies, avaliação e o intercruzamento das melhores progênies, inúmeras alternativas podem ser empregadas na condução dessas etapas (Ramalho et al, 2012).

Através da seleção recorrente pode-se aumentar a frequência dos alelos desejáveis para a característica determinada e dessa maneira melhorar a expressão fenotípica do caráter sob seleção e mantendo a variabilidade genética a níveis apropriados para permitir ganhos genéticos nos próximos ciclos (HALLAUER, 1985).

De acordo com Souza Júnior (2001) esse tipo de seleção é usado em programas de melhoramento, para que, dessa forma, com o passar dos ciclos de seleção, o desempenho médio da população melhore, permitindo que cada ciclo possa ser utilizado como fonte de novas linhagens.

Os esquemas de seleção recorrente são classificados em duas categorias: seleção recorrente intrapopulacional e interpopulacional. Na seleção recorrente intrapopulacional o objetivo é melhorar as performances per se das populações, enquanto na interpopulacional o objetivo é o melhoramento do cruzamento de duas populações, ou seja, o híbrido interpopulacional (HALLAUER, 1985).

Borém et al (2009) ressalta que os métodos intrapopulacionais, em geral, são mais comumente utilizados do que os interpopulacionais, pois são de mais fácil execução e aplicáveis à maioria das características agronômicas.

Cada ciclo da seleção recorrente é constituído de quatro etapas: obtenção de progênies, avaliação destas em experimento com repetições, seleção das progênies superiores e recombinação destas. Obtenção de progênies: meio irmãos, irmãos germanos e progênies parcialmente endogâmicas S1 e S2. Avaliação das progênies: deve ser realizado em ensaios envolvendo repetições e locais, por meio de delineamento experimental apropriado. Em milho é comum o uso do látice, sendo usadas de 200 a 400 progênies, sendo que uma parcela é constituída por 20 a 25 plantas. Seleção de progênies: baseada em médias ou totais de parcelas. A seleção pode ser truncada ou combinada. Truncada somente um caráter e combinada mais de um caráter. A intensidade de seleção varia de 10 a 20%.

Recombinação de progênies selecionadas: tem por finalidade gerar variabilidade para o próximo ciclo de seleção. Para a recombinação utiliza-se a semente remanescente das progênies selecionadas. Vale lembrar que parte das sementes é destinada aos ensaios de avaliação e outra parte (semente remanescente) deve ser armazenada cuidadosamente para na próxima safra ser utilizada no campo de recombinação caso essa progênie seja selecionada. Dessa forma a recombinação é feita somente entre progênies selecionadas a cada ciclo, portanto, só termina com a recombinação das progênies que originarão a nova população. (BESPALHOK et al., 2007).

[pic 3]

Figura 1. Representação esquemática da seleção recorrente (BORÉM et al., 2009).

  1. SELEÇÃO RECORRENTE INTRAPOPULACIONAL

A seleção recorrente pode ser conduzida para a melhoria do comportamento de uma única população, sendo neste caso denominada intrapapulacional. Os métodos intrapopulacionais em geral são de mais fáceis e aplicáveis à maioria das características agronômicas e por, essa e outras razões, são mais comumente utilizadas do que os interpopulacionais (BORÉM et al., 2009).

Deve-se lembrar de que o tamanho efetivo populacional reduz também as magnitudes dos componentes da variância genética e, portanto, se reduzi-las de forma drástica o melhoramento de populações pode ficar comprometido pela redução da variância genética aditiva (SOUZA JÚNIOR, 1995). A tabela abaixo apresenta um resumo dos principais métodos de seleção recorrente intrapopulacional.

TABELA 1. Principais métodos de seleção recorrente intrapopulacional (B0RÉM et al., 2009).

Métodos                                                         Referência

Fenotípica

Jonhson e Elbana, 1957

Fenotípica Estratificada

Gardner, 1961

Meios irmãos

Compton e Comstok, 1976

Meio irmãos modificados

Hull, 1945

Irmãos completos                                            

--

Irmãos completos modificados

Hallauer e Khehra, 1989

Linhagens Endongamicas

--

Linhagens Endogamicas modificadas

Dhilon e Khera, 1989.

Para Borém (2009) a seleção recorrente tem sido avaliada em diversas espécies e para as mais variadas características agronômicas, os métodos intrapopulacionais são mais aplicáveis e de maior facilidade para execução.

Vários estudos foram e estão sendo realizados acerca desse tema, como trabalhos de Santos et al. (2007) onde selecionou progênies superiores para a efetiva concentração de alelos favoráveis em uma população de terceiro ciclo de seleção recorrente intrapopulacional em famílias de meios-irmãos de milho-pipoca. Silva et al. (2009) objetivou o progresso genético esperado com a seleção direta e baseado em índice de seleção, bem como sugeriu uma estratégia de capitalização de ganhos genéticos nos ciclos de seleção recorrente intrapopulacionais do maracujazeiro amarelo, Reis et., (2011) objetivou em seu trabalho estimar a variabilidade genética em dois ciclos de seleção recorrente intrapopulacional do maracujazeiro-amarelo (Passiflora edulis) e avaliar o impacto da seleção nas progênies selecionadas via alterações nas frequências alélicas, detectadas com uso de marcadores microssatélites. CEPEDA et al (2000) avaliou os efeitos da seleção recorrente intrapopulacional e da oscilação genética na população de milho (Zea mays L.) SA3 tolerante a solos ácidos, submetida a 20 ciclos de seleção, Utilizaram-se amostras de oito ciclos seletivos, com o objetivo de estimar as respostas à seleção para produção de grãos e outros caracteres agronômicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (406.1 Kb)   docx (228.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com