TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solo: um estranho conhecido

Por:   •  8/4/2015  •  Resenha  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Solo: um estranho conhecido

Solo é uma fina camada de material que cobre parte da superfície seca do planeta. Este material tem origem no manto rochoso da Terra e ao longo de milhões de anos fatores climáticos e biológicos transformam a rocha em solo (em um processo denominado intemperismo). Este material abriga uma diversidade de seres animais e vegetais, o que nos leva a compreender que o solo é um organismo vivo. Os diferentes tipos de rocha que compõe a superfície terrestre associado às diferentes ações dos fatores climáticos e biológicos levaram a formação de diferentes tipos de solos, os quais têm características próprias que os diferem entre si. Estas diferenças implicam na capacidade de suporte ao desenvolvimento vegetal de cada tipo de solo.

Todo ser vivo existente nas partes secas do planeta depende direta ou indiretamente da vida vegetal para viver, assim sendo o solo é fundamental para a vida existente na Terra.

Ao longo de sua história, a humanidade se desenvolveu tendo por base a alimentação obtida a partir do cultivo de plantas e vegetais, mas a falta de conhecimento acerca de todos os fatores que são envolvidos nesse processo levou o homem a promover a destruição de milhões de hectares de solos férteis, transformando-os em cenários quase desérticos.

O uso indevido do solo provoca a destruição das camadas superficiais, reduz a taxa de infiltração de água o que eleva os riscos de erosão hídrica. Também prejudica o desenvolvimento de plantas, afetando a produtividade. Existem várias técnicas de manejo do solo, dentre as quais podemos destacar o terraceamento, construção de barraginhas, sistema de plantio direto, correção e descompactação do solo, entre outros.

Atualmente, com o avanço de estudos na área já se compreende que os diferentes tipos de solos devem ser manejados de forma a que suas características sejam conservadas e até mesmo melhoradas, para que a produção vegetal seja assegurada e promovida em níveis adequados. Uma produção vegetal adequada é essencial para que todos os animais (sobretudo o homem) possa ter a sua disposição alimentos que garantam a sua sobrevivência, sem restrições.

Em resumo, o conhecimento científico atual permite ao ser humano conhecer, compreender, respeitar e utilizar o solo como um sistema vivo, extremamente complexo, frágil e que é essencial à sua existência. A cada dia, mais profissionais desenvolvem elaborados trabalhos de pesquisas dentro desse sistema, o que é fundamental para a sobrevivência do ser humano no nosso planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com