TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  2/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.755 Palavras (12 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Curso:Tecnologia em Gestão Hospitalar

Nome: Lucimar Rodrigues da Silva   RA:6258124139

Nome do tutor a distancia (EAD):  João Valdivino Lima Ferreira

DESAFIO PROFISSIONAL

Goiania

2019

Nome completo :Lucimar Rodrigues da Silva.  

 Nome do Tutor: João Valdivino Lima Ferreira

RA:6258124139

Desafio Profissional

Curso: tecnologia em Gestão Hospitalar

                                                                             Disciplina Norteadoras: Gerenciamento                                 de residuos solidos e meio ambiente; Gestão de materiais e equipamento hospitalares;auditoria hospitalar; Gerrenciamento de farmacia hospitalar; Gestão da    qualidade em serviços hospitalares; Tecnologia em gestão hospitalar II

 

Goiania

2019

PASSO 1

    Considerando que os problemas enfrentados pela organização (falta de controle dos materiais, a inexistência de planejamento de aquisições, atendimento pouco atencioso na farmácia hospitalar Pró-Vida, ausência de um programa para gerenciamento da qualidade, princípios do PGRSS concentrados nos coordenadores e inexistência de auditoria interna),que basicamente originam-se da falta de controle interno dos processos hospitalares, aprimeira recomendação feita pela consultoria contratada foi a elaboração de uma equipe de auditoria interna para que tais falhas não se perpetuem na instituição.Para apresentar essa proposta ao Comitê diretivo do hospital Pró-Vida, elabore um texto dissertativo, de até uma página, sobre o que é auditoria interna, suas possíveis atribuições e a vantagem de adotá-la dentro do hospital Pró-Vida.

PASSO 2

Buscando tratar dos problemas já existentes, a consultoria precisa elaborar ações para eliminar os problemas identificados na gestão de materiais e equipamentos hospitalares, isso é: a falta de controle das entradas e saídas de materiais e a ausência de planejamento das aquisições. Como consultor especialista na área da saúde, elabore ao menos três estratégias para sanar os problemas identificados. Ao formulá-las, além de informar qual ação deverá ser realizada, é preciso especificar o motivo de ela ter sido escolhida, seu objetivo, além de sintetizar como ela deverá ser operacionalizada. Ação estratégica Objetivo Por quê? Como? (Sintetizar como ela deverá ser operacionalizada)

PASSO 3

O atendimento é um dos principais processos organizacionais por meio do qual os clientes mensuram a qualidade na prestação de um serviço, como aqueles na área da saúde. A recuperação e prevenção da saúde precisam ocorrer em um ambiente humanizado, portanto o atendimento precisa seguir os princípios postulados pela humanização do serviço de saúde.As reclamações dos pacientes em relação ao atendimento e à falta de informação dos colaboradores, principalmente da Farmácia Hospitalar Pró-Vida, indicam que, em alguns momentos, o hospital Pró-Vida falha nesse quesito.Enquanto consultoria contratada pelo hospital, indique duas estratégias que você recomendaria para sensibilizar os colaboradores do hospital para a importância de um tratamento e atendimento humanizado dos pacientes. Quais valores você inseriria no referencial estratégico (missão, visão e valores) do Pró-Vida e por quê? Responda a cada uma.

PASSO 4

Embora o hospital Pró-Vida realize o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), ele é pouco difundido entre os colaboradores. De que maneira você divulgaria os princípios e objetivos desse plano na instituição? Descreva sua estratégia e oconteúdo que seria abordado a respeito do PGRSS.

PASSO 5

A falta de controle na gestão de materiais e equipamentos, que afetam diretamente o custo da instituição, e as reclamações dos pacientes em relação ao atendimento na Farmácia Hospitalar Pró-Vida evidenciam a inexistência de um programa de gestão da qualidade da instituição.Para garantir a qualidade dos processos e serviços do hospital, recomenda-se a adesão a um programa de qualidade total e a inserção de um sistema de informação para controlar as atividades da organização.Nesse contexto, elabore uma proposta defendendo a implementação de um programa de qualidade total no hospital e também de um sistema de informação para solucionar os problemas de gestão do Pró-Vida. Para tanto, cada uma das propostas deve atender aos seguintes requisitos:

a) descrever o conceito de “programa de qualidade total” e de“sistema de informação”;

b) elaborar em tópicos os problemas que as adoções de tais ferramentas irão solucionar na instituição Pró-Vida. Cada proposta (uma para o programa de qualidade total e outra para o sistema de informação)

Passo 1

AUDITORIA INTERNA

A denominada "auditoria interna" é o conjunto de procedimentos para aferição de controles internos de uma organização, aferindo a qualidade dos registros e seguranças destes.
Auditoria interna é uma atividade destinada a observar, indagar, questionar, checar e propor alterações e procedimentos. Trata-se de um controle administrativo, cuja função é avaliar a eficiência e eficácia de outros controles.

A auditoria interna hospitalar é uma ferramenta de apoio gestão e a tomada de decisão, e possui um valor fundamental no processo de investigação sistemático, utilizando-se de relatórios para otimizar os resultados da instituição, reduzir os gargalos produtivos, melhorar a qualidade na prestação de serviços, incentivar ...

O resultado é a correção das falhas e a identificação de processos críticos, que também podem ser ajustados por meio de estratégias de curto e longo prazos. Para a equipe, uma das vantagens é a maior aceitação das intervenções e a compreensão da importância da auditoria.

Ou seja, essa prática tem um caráter educativo e que incentiva os colaboradores a participarem ativamente. No final, todos conseguem adotar as melhores práticas por entenderem que o trabalho se torna melhor e mais fluido.

É por isso que a auditoria voltada para hospitais traz as seguintes vantagens:

  • mais qualidade;
  • maior assistência à saúde;
  • relação mais segura, justa e eficaz para todos os envolvidos;
  • manutenção da competitividade diante do mercado;
  • crescimento sustentável 

Passo 2

Resultados: Na gestão de medicamentos se identificaram os processos (com respectivos sub-processos e

atividades) de programação, armazenamento, gestão de estoques, distribuição e dispensação. Na gestão clínica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com