TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a medida de tempo evoluiu e como ela esta associada com a posição geográfica na superfície

Por:   •  2/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 3

                                   

[pic 1]

  Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia do Mar

Universidade Federal de São Paulo

Campus Baixada Santista

Módulo: Fenômenos Mecânicos

Professor Dr.:Fernando Ramos Martins.

Grupo:  Corsários do BICT-Mar.

Integrantes: (coloquem em ordem alfabética) Ubiratan Evangelista Lucas de Sousa.

Tema: Grandezas e Unidades.

Objetivo: Compreender como a medida de tempo evoluiu e como ela está associada com a posição geográfica na superfície

O presente trabalho teve como preocupação precípua pelo grupo de pesquisar como a humanidade criou diferentes instrumentos e formas de medir o tempo e quais deles seriam capazes de relacionar  o espaço como referencia.

Encontramos, de acordo com a proposta inicial do grupo, que a medida temporal correspondia as necessidades e o conjunto de conhecimento acumulado de determinados grupos sociais segundo crenças, práticas cotidianas e criatividade[1].

Durante a história, o homem criou diferentes instrumentos e formas de medir o tempo[2] entre elas podem relacionar:

 O relógio de sol um dos mais antigos por volta de 3500 que se orientava pela direção e comprimento da sua sombra, portanto, talvez sem saber do movimento de rotação da terra tinham idéia da repetição dessa trajetória. 

O relógio de areia, também conhecido como ampulheta, que consideravam o tempo da passagem da areia de cima para baixo.

O relógio de água, também é conhecido como clepsidra, onde o líquido forçado pela gravidade escorre de uma abertura de um recipiente colocado na parte superior;

Relógio de bolso, relógio de pendulo e de pulso, digital e atômico que apesar de utilizarem dos conceitos físicos não contemplavam a questão do espaço segundo nosso entendimento.

A segunda parte da pesquisa consistia na medida do espaço ao longo da história e descobrimos que a humanidade  criou e adaptou a noção de distância de  acordo com suas necessidade na produção agrícola, militar e de navegação.[3]

Nos causou grande surpresa quando descobrimos que as unidades de medida eram realizadas de acordo com partes do corpo, exemplo, o cúbito era uma unidade utilizada pelos egípcios há, aproximadamente, 4.000 anos. Ela consistia na distância do cotovelo até a ponta do dedo médio do faraó. O palmo também era muito utilizado pelos povos egípcios, essa medida consistia na utilização de quatro dedos juntos e correspondia à sétima parte do cúbito. Hoje o palmo ainda é utilizado em medições caseiras, é medido pela distância em linha reta do polegar ao dedo mindinho. jarda como medida de comprimento. Essa medida consistia na distância entre o nariz e a ponta do polegar com o braço esticado. Polegada  pelo dedo polegar, além do sistema de pé e milha entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com