TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica - Medidas de Tempo

Por:   •  3/12/2019  •  Bibliografia  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Medidas de tempo

Introdução:

A medida do tempo se baseia no movimento de rotação da Terra, o tempo é algo que não conseguimos compreender CERTAMENTE, sentimos sua passagem, mas não sabemos defini-lo. Newton, por exemplo, disse, “Não defina tempo, espaço, lugar e movimento, que são coisas bem conhecidas por todos.”. A ignorância sobre a natureza do tempo, não impede que mede e refere ao tempo de alguma maneira.

 Frequentemente dizemos várias coisas como, “há mais de um ano não vejo fulano”, “Ainda faltam alguns minutos para a aula terminar”, desse modo mencionaram-se intervalos de tempo correspondentes a um ano, a um minuto ou até mesmo horas, cada caso fez-se uma comparação entre a duração do acontecimento e uma certa unidade de tempo. Sempre que quisermos medir o tempo, devemos escolher um fenômeno periódico qualquer, isto é, que se repete regularmente, e comparar a duração desse fenômeno com a do acontecimento que pode ser estudado.

A medição do tempo apresenta dois aspectos: a seqüência e a durabilidade (intervalo de tempo) dos acontecimentos. Tanto na vida diária, quanto para alguns propósitos científicos, é necessário saber a hora para ordenar os acontecimentos. Na maioria dos trabalhos científicos, deseja-se saber a duração do evento (intervalo de tempo). Assim, qualquer padrão de tempo deve ser capaz de responder às seguintes perguntas: “a que horas ocorre um determinado evento?” e “quanto tempo dura?”.

Pode-se usar como medida de tempo qualquer fenômeno que se repita. O método de medição consiste em contar as repetições. Por exemplo, podem ser usados um pêndulo em oscilações, um oscilador massa-mola ou um cristal de quartzo.

Atualmente, o instrumento mais utilizado para medir o tempo é o cronômetro digital que, em geral, tem uma resolução de 0,01 s.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfgU4AB/relatorio-experimental-2-experiencia-medidas-tempo

HALLIDAY, D. & RESNICK, R. Física 1. 5.ed. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos,2003.

Objetivos:

Determinar o tempo de reação individual de um experimentador e a incerteza a ser considerada na medição de um intervalo de tempo feita por ele.

Materiais:

  • Corpo básico
  • Armadores
  • Esfera com gancho
  • Escala milimetrada complementar
  • Cronômetro
  • Régua milimetrada
  • Cordão

Procedimentos:

Pediu-se a um colega para segurar a extremidade superior da régua na posição vertical, com a marca zero dirigida para baixo;

Posicionou seus dedos (polegar e indicador) entreabertos na marca zero da régua;

Soltou-se a régua sem aviso prévio e imediatamente o colega fechou os dedos para segurar a régua, sem que subisse ou descesse a mão;

Observou em que marca o colega segurou a régua e anotou na tabela A-I;

Trocou-se de posição com o colega e anotou também a marca registrada na tabela B-II

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com