TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nosso Universo Tem Aproximadamente 13,8 Bilhões de Anos

Por:   •  20/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 10

Nosso Universo tem aproximadamente 13,8 bilhões de anos

Cada mês do Ano Cósmico tem aproximadamente 1 bilhão de anos, cada dia 40 milhões de anos, cada hora 1,6 milhões de anos, cada minuto 27 mil anos e o segundo cósmico uma cifra de aproximadamente 400 anos. Esses números são importantes para entender o impacto de nossa presença no Cosmos.

Supernova é uma estrela que explode ao final de seu período de fusão termonuclear, alcançando um brilho tão intenso que por algumas semanas pode se igualar ao brilho de uma galáxia inteira. As Supernovas contaminam o meio interestelar com elementos mais pesados que o hidrogênio e o hélio. Na verdade, todo o cálcio em nossos ossos e o ferro no sangue foram produzidos pela explosão dessas estrelas. Em síntese, NÓS SOMOS POEIRA DE SUPERNOVAS!

A teoria do Big Bang você já conhece: há 15 bilhões de anos, o Universo todo estaria agrupado em um espaço ridiculamente pequeno e então explodiu, dando origem às galáxias, estrelas e planetas como o nosso. Antes disso, segundo os cientistas, não havia nada.

O modelo de criação do universo eterno está ligado ao que os físicos chamam de vazio quântico — é vazio de matéria, mas não de energia. De acordo com esse conceito, o vazio absoluto é impossível: sempre vai haver energia. Por isso, mesmo que não exista matéria, sempre vai existir um universo. Essa é uma ideia muito mais fantástica do que a do Big Bang, que se resume a explicar a origem com uma explosão, sem explicar o que teria vindo antes. Por outro lado, a tese do universo eterno dinâmico propicia um enorme passo na análise do que teria ocorrido naquele momento crucial de condensação. 

ATIVIDADE 2 Quanto tempo do referido ano cósmico sua existência corresponde? (Lembrando que você deve considerar a sua idade hoje e não sua estimativa de vida). Você verá que esse tempo é equivalente ao tempo de um piscar de olhos. (Faça também uma pesquisa sobre porque piscamos, uma dica: http://super.abril.com.br/saude/piscada/).

O segundo cósmico representa uma cifra de aproximadamente 400 anos, como eu tenho 22 anos de idade, minha idade representa 5,5 x 10-² segundos no ano cósmico, o que realmente é um piscar de olhos referente aos 13,75 bilhões de ano do universo! As pessoas piscam os olhos para umidificá-los e limpá-los, pois os olhos necessitam desse artifício, dependendo do estado físico ou mental do ser humano podemos piscar mais vezes em um minuto, porém, o valor de piscadas normalmente é de 24 por minuto.

ATIVIDADE 3 Escolha um dos meses do Ano Cósmico e disserte algum fato interessante que não foi citado nesse tópico. Use a internet para recolher essas informações ou recorra a Série Cosmos do Astrofísico Neil deGrasse Tyson.

Aos 45 do segundo tempo, termo usado no futebol e que representa que esse evento aconteceu no dia 31 de dezembro do ano cósmico, e nos últimos minutos, e esse evento é: A criação do alfabeto. As primeiras representações das palavras são atribuídas a um povo semita que vivia perto do Egito há cerca de 5,5 mil anos. Já a representação fonética das palavras é atribuída aos fenícios, sendo o modelo primordial utilizado atualmente. Isso foi um grande passo para a humanidade, pois algumas atividades foram afetadas diretamente, como o comércio e a comunicação por “cartas”, e hoje utilizamos da escrita em vários idiomas diferentes, muitos utilizam do mesmo alfabeto, e outros utilizam uma grafia diferente, mas a importância para modernizar a civilização, foi importantíssima.

ATIVIDADE 4 Baseados no conteúdo da primeira aula, que teoria vocês acham que terá sucesso: a teoria do Big Bang ou a do Universo Eterno?

Eu particularmente gosto muito da teoria do big bang, é uma forma bastante “simples”, ela afirma que todo o Universo iniciou anos-se a partir de uma singularidade, que vem expandindo-se pelo menos há 13,75 bilhões de anos, a teoria do universo eterno, também carrega pelo menos um big bang que causou a expansão, então o big bang é uma teoria que é comprovada, que existiu, por causa da radiação cósmica de fundo em micro-ondas, o que a física atual não explica realmente é o que acontecia com o t = 0, mas a partir do t ≠ 0 temos uma ciência bem avançada. Uma confusão que muitos cometem é tratar o big bang como sendo uma explosão, no que na verdade foi uma grande expansão (por razões desconhecidas) de um ínfimo ponto do espaço, chamado de singularidade, com densidade e temperatura infinitamente altas.

ATIVIDADE 2 Releiam a sentença: “A Terra, além de sair do seu pedestal, encontra em plena “praça” outros planetas que se parecem fundamentalmente com ele”. Disserte brevemente sobre que propriedades a Terra viria se igualar com os outros planetas depois da queda do geocentrismo (sugestão: você pode usar a versão moderna que descreve o nosso sistema).

 ‘O geocentrismo é uma teoria astronômica que considera a Terra fixa no centro do Universo, com todos os outros corpos celestes orbitando ao seu redor. Quando a teoria caiu, o Heliocentrismo colocou o Sol no centro do nosso sistema solar, e colocou a Terra como mais um planeta que o orbitaria, ou seja, algumas características que os outros planetas tem, a terra também entrou na prateleira, como uma órbita elíptica, uma rotação, um satélite natural, uma força gravitacional que afeta a terra vindo de outros corpos, e a concepção de ano, ou seja, a translação ao redor do Sol.

ATIVIDADE 3 Pesquisem na literatura o que vem a ser o “Princípio da Mediocridade Copernicana” e seu impacto na ciência moderna. Será criado um fórum no SOLAR para discutir esse princípio.

O princípio da mediocridade é a noção filosófica que diz "se um item for retirado aleatoriamente de um ou vários conjuntos ou categorias, é mais provável que esse item venha da categoria mais numerosa do que de qualquer outra das categorias menos numerosas" O princípio tem sido usado pra sugerir que não há nada muito incomum sobre a evolução do Sistema Solar, história da Terra, a evolução da complexidade biológica, evolução humana ou qualquer outra nação. A ideia é pressupor a mediocridade em vez de começar com a pressuposição de que determinado fenômeno é especial, privilegiado, excepcional, ou até superior.

Pricípio da mediocridade Isso quer dizer que colocar a terra como o centro do universo, e nos colocar como os seres a qual tudo está relacionado, é nos privilegiar demais, a imensidão do universo nos deixa medíocre em relação ao todo, somos uma vida inteligente, mas representamos uma parte do sistema.

ATIVIDADE 4 Um ano-luz é uma medida de distância muito usada em astronomia e cosmologia para representar o espaço percorrido pela luz no vácuo durante um ano. Sabendo que a luz no vácuo se desloca com uma velocidade de aproximadamente 300.000 km/s e que a distância Terra-Sol é cerca de 150 milhões de quilômetros, quanto tempo levaria para os habitantes da Terra tomar conhecimento de que o Sol morreu?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (842.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com