TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planeta terra

Tese: Planeta terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Tese  •  3.137 Palavras (13 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 13

1. Introdução

Quando falamos em cuidar do Planeta Terra, lembramos automaticamente de desenvolvimento sustentável que é a forma de desenvolvimento que não agride o meio ambiente de maneira que não prejudica o desenvolvimento vindouro, ou seja, é uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir o desenvolvimento no futuro.

O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a idéia do Desenvolvimento Sustentável, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.

Acredita-se que isso tudo seja possível, e é exatamente o que propõem os estudiosos em Desenvolvimento Sustentável, que pode ser definido como: "equilíbrio entre tecnologia e ambiente, relevando-se os diversos grupos sociais de uma nação e também dos diferentes países na busca da equidade e justiça social".

A escola é um espaço formal de construção de conhecimento, por esta razão deve educar para a vida e formar alunos críticos que serão multiplicadores de conhecimento. Os Alunos juntamente com seus professores devem conscientizar a comunidade quanto a ações iniciadas nas escolas, se desenvolvendo como um cidadão consciente do ambiente, adquirindo habilidades para trabalhar individual e coletivamente em busca de soluções para resolver os problemas atuais e prevenir o futuro.

Sendo assim a escola e o professor tem papel fundamental na formação de nossas crianças para que possam se tornar cidadãos conscientes, pois é nela que aprendemos medidas, atitudes educativas que podem ajudar a diminuir o impacto de ações humanas no meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.

2. Objetivos

 Sensibilizar os alunos sobre a importância das atitudes individuais para o futuro do planeta.

 Mostrar que se cada um fizer a sua parte, estará ajudando para um mundo melhor.

Adotar atitudes que resultará no desenvolvimento sustentável do planeta.

 Perceber a necessidade de uma nova postura frente ao meio ambiente, garantindo uma melhor qualidade de vida

 Identificar as formas de utilização dos recursos naturais durante o tempo a fim de compreender a interação do homem com a natureza.

3. Conteúdos trabalhados

 Desequilíbrio ambiental

 Recursos renováveis e não renováveis: consumo consciente

 Desenvolvimento sustentável rural: pastagens, agricultura e desmatamento

 Desenvolvimento sustentável urbano: Construções em áreas indevidas

 Lei ambiental: preservação das nascentes dos rios e matas ciliares

 Desmatamento e agricultura

4. Colaboradores:

1-Professor Weliton Firmínio de Freitas,

2- Técnica administrativa Aline Rose dos Santos,

3- Coordenadora Mirian Regina Camargo Barroso.

5. Metodologia

O projeto foi desenvolvido em uma turma da 3ª fase do 2º ciclo durante 3 semanas de aulas. As atividades foram voltadas para a vivência dos alunos, possibilitando atividades práticas e observações pessoais no meio em que convivem.

Como o tema do projeto era Desenvolvimento Sustentável, os alunos foram divididos em quatro grupos e cada um trabalhou com um subtema: O primeiro grupo falou sobre Preservação das nascentes e matas ciliares, o segundo falou sobre Desenvolvimento sustentável no campo, o terceiro falou sobre o desenvolvimento sustentável na cidade e o último grupo falou sobre as medidas e atitudes que cada ser humano deve ter para garantir a sustentabilidade do Planeta Terra.

As atividades ( sequências didáticas) deste projeto se deram em sete etapas:

1ª etapa: filme: Bee Movie: A história de uma abelha

2ª etapa: Interpretação de uma Tirinha de Maurício de Souza (Fonte: internet)

3ª etapa: Aula de campo ( visita ao córrego que está sendo canalizado)

4ª etapa: Confecção das maquetes

5ª etapa: Elaboração de um mini projeto por cada grupo

6ª etapa: Apresentação dos resultados na Feira de Ciências

7ª etapa: Produção de texto individual

6. Desenvolvimento das atividades

6.1 Primeira etapa - Filme: Bee Movie: A história de uma abelha

Para introduzir o assunto sobre o desenvolvimento sustentável achei por bem começar com a apresentação do filme Bee Movie: A história de uma abelha, o qual mostra através de desenho animado o efeito da ação individual que causa o impacto ambiental, bem como a função importante de cada ser na natureza.

Sabemos que a televisão é um recurso pedagógico interativo e que pode ajudar a simplificar termos e assuntos através da visualização. Portanto após assistirmos ao filme fizemos a discussão oral e escrita sobre o desequilíbrio ambiental mostrado nele. Para finalizar esta etapa os alunos fizeram um desenho representando a sua visão sobre o assunto tratado no filme.

6.2 Segunda etapa – Interpretação de texto

Por se tratar de turmas de 5ª série é necessário que as informações sejam passadas de uma forma simples através de atividades que eles possam refletir e compreender o processo que envolve um processo tão complicado como o desenvolvimento sustentável.

Para este momento usei a tirinha do Maurício de Souza (fig1) para que os alunos fizessem a interpretação:

Figura1: Tirinha do Maurício de Souza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com