TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema do mundo de Pitágoras

Artigo: Sistema do mundo de Pitágoras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Artigo  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 2

O pensamento de que a Terra estava no centro do Universo (Geocêntrico) predominou por muito tempo, porém Aristarco de Samos (310 a.C. – 230 a.C.) foi uma exceção a esse pensamento. Ele por meio de observações e reflexões afirmou que, o sistema adequado era Heliocêntrico, no qual o Sol estava no centro do Universo. Segundo Cherman (2005, p. 25) infelizmente o pensamento do mesmo estava muito à frente seu de tempo e o seu modelo foi substituído pelo elaborado por Apolônio de Perga.

Sua afirmação foi contestada pelos pensadores da época que não compreendiam o porquê das estrelas parecerem fixas estando a Terra em movimento, ele refutou afirmando que a grande distância da Terra para as estrelas justificava esse fenômeno. Aristarco intuiu e com boas estimativas as distâncias entre a Terra perante a Lua e o Sol.

2.2 Pitágoras de Samos

Nasceu por volta do século VI a.C., foi matemático, astrônomo, filósofo e líder religioso. Fundou a escola dos pitagóricos onde havia uma crença de que o número era a constituição de tudo na natureza considerando polígonos regulares, círculo, esfera, números inteiros como elementos matemáticos perfeitos.

Pitágoras estudou o princípio das cordas vibrantes compreendendo a relação entre o comprimento da corda e a frequência sonora. De acordo com este pensamento, uníssono era o intervalo musical que representava a unidade cósmica, ou seja, a perfeição universal.

Seu modelo planetário baseava-se no conjunto de esferas concêntricas, onde estrelas, planetas e demais corpos celestes estavam inseridos com a Terra no centro, tais esferas distanciavam-se de acordo com os intervalos musicais que para ele gerava uma música harmoniosa das esferas celestiais.

É de Pitágoras o termo usado nos dias atuais como sinônimo de universo: cosmos (kosmo, “ordem” para os gregos). Para ele, essa seria a palavra ideal para designar o mundo, por sua “perfeita harmonia e ordenação”, porque o cosmos seria o mais belo dos corpos. (...) Pitágoras constatou também que a estrela Vésper e a estrela d’Alva eram o mesmo objeto celeste, o planeta Vênus. (CHERMAN, 2005, p. 25).

Pitágoras descobriu que a Terra era circular observando sua sombra projetada na Lua durante um eclipse lunar. Após todo o pensamento de Pitágoras divulgado sobre a funcionamento do universo constituído de esferas houve a necessidade de incrementar o número de esferas já que o seu modelo não estava satisfazendo completamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com