TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TYCHO BRAHE: VIDA, CONTRIBUIÇÕES E OBRAS

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  1.480 Visualizações

Página 1 de 4

TYCHO BRAHE: VIDA, CONTRIBUIÇÕES E OBRAS

2017

1 INTRODUÇÃO

        Aqui será demonstrada uma breve biografia de Tycho Brahe. No geral, será tratado dos seguintes assuntos: quando viveu Tycho Brahe, o contexto do momento de sua vida e o que o mesmo fez para contribuir com a astronomia.

2 UMA BREVE BIOGRAFIA

        Tycho Brahe venho de família rica e nobre, nasceu na Dinamarca em 14 de dezembro de 1546, e faleceu no dia 24 de outubro de 1601 em Praga. Desde jovem pretendia estudar astronomia, mas Tycho, influenciado pelo pai, cursou direito na Universidade de Copenhague por três anos. (UOL, s.d.) Nessa época, ele ficou sabendo que astrônomos previram um eclipse, Tycho gostou da ideia de adivinhar o que aconteceria no céu quando viu o eclipse na hora prevista. Assim, Brahe foi para a Alemanha para estudar astronomia. (ROCHA, 2012). Uma curiosidade de Tycho Brahe foi quando o mesmo brigou com uma pessoa desencadeando uma luta de espadas, com isso, Tycho Brahe acabou perdendo o nariz e teve de usar uma prótese de metal. (ROCHA, 2012).

        Segundo Filho (2001, apud BRAZ, 2014, p.2), Tycho Brahe voltou para a Dinamarca e montou um observatório astronômico. De acordo com UOL (s.d.), Embora Brahe utilizasse equipamentos no estágio inicial, ele demonstrou falhas no pensamento de Ptolomeu, assim, chamou "a atenção dos astrônomos para a necessidade de instrumentos mais precisos e técnicas de observação mais acuradas." (UOL, s.d.).

3 CONTRIBUIÇÕES PARA A ASTRONOMIA

        De acordo com Filho (2001, apud BRAZ, 2014, p.2), em 1570, Tycho Brahe instalou um observatório astronômico no castelo de Herritzvad na Dinamarca. Em 1572 o mesmo descobriu com incrível precisão para a sua época a posição de uma nova estrela (na verdade uma supernova), na constelação de Cassiopéia. Em 1575 o rei Frederico II doou para Tycho Brahe a ilha de Hven a fim de construir e equipar um novo observatório astronômico. Dois observatórios foram construídos na ilha de Hven. Tycho, sempre apoiado pelo rei, o que influenciou muito positivamente o seu trabalho, tornou-se o maior astrônomo de sua época. Tycho Brahe constuia seus instrumentos e a partir deles realizava as suas medições. (FILHO, 2001, apud BRAZ, 2014, p.2).

        Vários dados de Tycho Brahe foram estudados por Kepler, e "estudando cuidadosamente as observações de Tycho Brahe, Kepler mostrou que as órbitas dos planetas eram elipses com o Sol em um dos focos e, portanto, que a Terra não era o centro de um universo imutável." (LIVI, 1987, p. 99). Segundo SANTOS (2006), Tycho Brahe realizou suas principais contribuições no período de 1580 até 1590. Tycho Brahe e Johannes Kepler se baseavam no modelo de Nicolau Copérnico, onde que no modelo de Copérnico os planetas se movimentavam em círculos ao redor do sol, porém, ao analisar os precisos dados obtidos por Tycho Brahe, Johannes Kepler concluiu que as órbitas ao redor do sol não são círculos perfeitos e sim elipses (SANTOS, 2006). Assim, é visível a contribuição de Tycho Brahe para a astronomia.

4 PRINCIPAIS OBRAS

        Agora será demonstrado as principais obras de Tycho Brahe. De acordo com Silva (2014, p. 29), utilizando de suas observações, Tycho Brahe em 1588 publicou o livro Sobre o mais recente fenômeno do mundo etéreo, com o nome original: "Mundi Aetherei Recentioribus Phaenomenis" (SANTOS, 2006, p. 88), no mesmo é demonstrado pela primeira vez o modelo planetário de Tycho Brahe. "Em seu modelo conservou a Terra imóvel e no centro do universo e o Sol girava ao seu redor, com os outros planetas orbitando em torno do Sol, produzindo assim a sucessão dos dias e das noites, assim como as estações do ano." (SILVA, 2014, p. 29).

        Sobre a nova estrela que apareceu na constelação de Cassiopéia, temos a obra: "De Nova et Nullius Aevi Memoria Prius Visa Stella (Sobre a Nova e Previamente Nunca Vista Estrela)" (SANTOS, 2006, p. 88). Segundo SILVA (2014, p. 30), a última obra de Tycho Brahe foi Astronomia Instauratal mechanica, em português: instrumentos para a astronomia restauradora, publicado em 1598. Essas são as principais obras de Tycho Brahe.

REFERÊNCIAS

BRAZ, André B. et al. Um relato da história de Tycho Brahe e algumas de suas contribuições para a astronomia. SP: Universidade de São Paulo, dezembro de 2014. Disponível em: . Acesso em: 08 de maio de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com