TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

20 Anos Para O Brasil Ficar Rico

Dissertações: 20 Anos Para O Brasil Ficar Rico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 3

A matéria anuncia que vinte anos é o tempo que você e o Brasil deve aproveitar para tentarem ficar ricos. A prosperidade do país se alavanca e o momento para tentar crescer junto com a economia é agora! Especialistas dizem que essa prosperidade não será para sempre no Brasil. Deve-se aproveitar agora para arrecadar fundos, poupar mais do que gasta e investir em novos negócios . Isso acontece porque atualmente está em curso no Brasil e em outros países emergentes o amadurecimento da população. A faixa etária das crianças e idosos estão diminuindo comparado com a população ativa, havendo mais impulso na economia por pessoas que realmente estão produzindo. Uma população mais velha traz também mudanças em termos de objetos de desejo. Um segmento crescente é o formado por homens e mulheres maduros e com dinheiro para gastar. O custo da Previdência em relação ao PIB já é duas vezes maior que nos Estados Unidos, e a idade média do brasileiro ainda é inferior à dos americanos.

Tudo indica que a sorte agora está do lado do Brasil. Falta mostrar virtude para aproveitar ao máximo a janela de oportunidades. “São 20 anos e o relógio está correndo”.

Com o tempo, as oportunidades vão surgindo e o desafio é conseguir garantir um descanso tranquilo no período final. E assim passamos de geração em geração. Também os países seguem uma trajetória semelhante, com graus diferentes de sucesso.

Numa fase inicial, nações jovens têm uma fatia grande da população abaixo da idade de trabalho. Com o tempo, as crianças crescem e começam a trabalhar. É um período ideal para aproveitar o impulso e crescer. Depois vem a fase do envelhecimento, em que o ímpeto econômico se esvaece. Se tudo der certo nesse caminho, haverá, então, riqueza suficiente para financiar o sossego dos idosos.

O Brasil já foi uma nação jovem. E seremos, no futuro, um país velho. A boa notícia é que estamos — agora — no auge do período produtivo. Encontra-se em curso um fenômeno demográfico e social novo para o país: o amadurecimento em massa da população. O crescimento populacional vertiginoso ficou para trás.

Após crescer geometricamente por dois séculos, o número de brasileiros aumenta cada vez menos e não deve ultrapassar a marca de 220 milhões. Ao mesmo tempo, com expectativa de vida de 73 anos, o país tem hoje dois terços da população entre 15 e 64 anos — a faixa etária considerada economicamente mais produtiva.

A proporção dos que estão em idade de produzir vai continuar a crescer até 2022, quando atingirá um pico de 71%. A previsão é que nessa data o número de brasileiros em idade ativa passe dos atuais 130 milhões para 147 milhões. As chances de negócios abertas por essa transformação silenciosa são enormes.

“Se em dez anos não abrirmos 100 milhões de novas contas, é porque algo deu errado”, diz Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Bradesco.

Segundo estimativa da Federação Brasileira de Bancos, o número de agências bancárias no país deve crescer 50% na próxima década, o que significa a criação de cerca de 150 000 postos de trabalho. O crescimento no setor bancário é apenas um exemplo do salto esperado em inúmeros mercados na próxima década.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com