TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 Focos Da Governança De TI

Monografias: 5 Focos Da Governança De TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 5

Definições dos 5 Focos da Governança de TI

Alinhamento Estratégico

Responsável por assegurar a ligação entre o planejamento do negócio e o planejamento de TI. Define, mantém e valida a agregação de valor de TI, favorece também o alinhamento entre as operações de TI e do negócio buscando assegurar que toda e qualquer iniciativa de TI tenha uma correspondente na estratégia do negócio a fim de viabilizá-la.

Entrega de valor

Responsável por assegurar que os benefícios prometidos por TI sejam entregues de acordo com a estratégia, concentrando-se em otimizar custos e provar o valor intrínseco de TI. É a partir deste foco que a TI será valorada em termos de "o quanto significa para o negócio" seja por vantagem competitiva, tempo de atendimento da tarefa, tempo de espera do cliente, satisfação do cliente, aumento da produtividade e lucro.

O gerenciamento de risco

Responsável por assegurar que todas as ações e projetos da empresa estejam de acordo com o nível de risco esperado para o retorno que é proposto. Envolve o entendimento sobre os riscos ou atitudes da organização que levam aos riscos, a definição do impacto e a probabilidade de um risco e a aprovação do plano de ação para o gerenciamento do risco. Prevê também a consciência e compreensão dos riscos envolvidos por parte dos gestores corporativos. Os riscos podem ser gerenciados de forma a serem recusados no instante em que o impacto não se aplicar ao contexto do negócio. Transferidos para outras pessoas físicas ou jurídicas como, por exemplo, seguradoras o que no caso de TI se aplica com acordos de nível de serviço. Aceitos quando a probabilidade de ocorrência é muito pequena ou simplesmente quando não houver como prevenir. Mitigados com a implementação de controles que diminuam a exposição ao risco.

O gerenciamento de recursos

Responsável por otimizar o investimento e utilizar corretamente dos recursos empregados nas ações de TI, tais como aplicação, infraestrutura e pessoas. Visa assegurar que existe capacidade suficiente para dar suporte às atividades críticas do negócio, a otimização de custos e outsourcing.

A mensuração de desempenho

Responsável pelo registro e monitoramento da estratégia a ser empregada, do andamento dos projetos, da utilização dos recursos, do desempenho dos processos e da entrega dos serviços. Para tal, pode-se utilizar o método Balanced Scorecard (BSC) devendo cuja cadeia de causa efeito deve considerar as 4 perspectivas deste modelo: financeira, cliente, processos internos, aprendizado e crescimento.

Um breve caso de exemplo

mencionando a cada um dos focos

A área de negócios de uma empresa hipotética deseja desenvolver uma nova linha de produtos para atrair um maior número de clientes. A estratégia para tal ação irá gerar demandas de desenvolvimento em sua rotina interna. Exemplo: treinamento do pessoal para atender este novo perfil de clientes, inserção de campos para atender a nova linha em seu cadastro de produtos, adequações em seu sistema ERP, PCP e MRP que visem compor o controle e cadastramento da nova linha de produtos onde, estas últimas demandas, acabarão por precisar alocar recursos de TI para execução da estratégia.

No mesmo período a área de TI da empresa, temendo problemas de escalabilidade futuros, decide migrar sua arquitetura de Banco de Dados para um novo paradigma ou tecnologia empregando todos os seus recursos de pessoal, infraestrutura e aplicações nesta migração.

Neste caso vê-se a completa falta de Alinhamento Estratégico entre a área de TI e a área de negócios da empresa. A postura correta para ambos seria avaliar a ordem com que estas duas ações podem ser tomadas, se uma é mandatória com relação à outra ou mesmo se podem ser executadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com