TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

802.11ac

Monografias: 802.11ac. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 3

2.4Ghz

Essa frequência possui apenas 11 canais (no padrão americano) de 22 MHz cada um e que têmaproximadamente 5 MHz de distância entre si, sendo que somente 3 desses canais não têm nenhuma sobreposição, ou seja, não sofrem interferência.

O fato de existirem poucos canais com pequena largura de banda repercute em taxas de transmissão menores, embora a técnica de modulação e o algoritmo de codificação dos dados também tenha papel fundamental nesse processo. Outro problema é que com apenas três canais sem sobreposição fica mais difícil projetar ambientes com grande área de cobertura que possuem várias células, uma vez que células vizinhas não devem operar em canais adjacentes, processo ilustrado na figura abaixo.

A principal vantagem do atual padrão 802.11n é que ele opera em ambas as frequências de 2.4 GHz e 5 GHz, o que lhe confere interoperabilidade com qualquer outro padrão e maior largura de banda, desde que os clientes também tenham rádios com capacidade de operação em ambas as frequências. A faixa de frequência de 5 GHz tem bem mais canais do que a faixa de 2.4 GHz. Além disso, esses canais podem ser compostos em blocos com maior largura de banda. O padrão 802.11n, por exemplo, utiliza esse recurso para conseguir maiores taxas de transmissão com canais de até 40 MHz. A figura abaixo (retirada da Internet) ilustra a disposição dos canais na frequência de 5 GHz.

Do ponto de vista de largura de banda existente nesses padrões não há muita coisa a ser feita, uma vez que essas frequências têm início e fim bem definidos. Qualquer outra faixa fora desses limites requer a utilização de outras frequências regulamentas, o que não é de interesse dos fabricantes nem dos usuários porque implicaria no encarecimento dos dispositivos.

Pense na analogia de que a largura de banda é a quantidade de faixas que uma estrada possui! Se não é possível aumentar a quantidade de faixas para transportar mais veículos, então para transportar mais pessoas só há uma maneira: diminuir o tamanho e/ou a quantidade desses veículos! Por exemplo, não permitir o tráfego de veículos com mais de 1 eixo para caber mais veículos lado-a-lado ou fazer rodízio para forçar o transporte de mais pessoas no mesmo veículo. Do ponto de vista prático é esse o papel dos algoritmos de codificação - uma espécie de compressão dos dados.

Nesse contexto de desenvolvimento de melhores técnicas de codificação, já existe um rascunho da chamada quinta geração do WiFi denominada IEEE 802.11ac. Esse mais recente rascunho IEEE 802.11ac opera com taxas nominais maiores que 1 Gbps e a previsão é que até o final de 2013 ele será efetivamente padronizado. A partir daí a disseminação de produtos 802.11ac no mercado tende a ganhar maiores proporções. Mais uma vez quem ganha com isso é o usuário!

Esse novo padrão irá operar apenas na faixa de 5GHz (que é menos poluída) e utilizará o recurso de composição de canais para formar "canais gordos" de 80 GHz e até mesmo 160MHz para garantir taxas de transmissão bem maiores do que as atuais. Além disso, a promessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com