TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÁGUA SUBTERRÂNEA: CICLO HIDROLÓGICO, DISTRIBUIÇÃO, AQUÍFEROS E SUBSOLO CEARENSE

Por:   •  17/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.218 Palavras (13 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
IFCE CAMPUS FORTALEZA
TECNOLOGIA EM ESTRADAS

JOAQUIM SILVEIRA ARDORES

A ÁGUA SUBTERRÂNEA: CICLO HIDROLÓGICO, DISTRIBUIÇÃO, AQUÍFEROS E SUBSOLO CEARENSE

FORTALEZA – CE
2017

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO

2

2

ÁGUA SUBTERRÂNEA E CICLO HIDROLÓGICO

3

2.1

A marcha da água

4

3

A ABSORÇÃO DA ÁGUA PELO SOLO

5

4

DEFININDO AQUÍFERO E LENÇOL FREÁTICO

6

5

OCORRÊNCIA E VOLUME DA ÁGUA SUBTERRÂNEA

8

6

AQUÍFEROS

9

6.1

Tipos de aquíferos

9

6.1.1

Aquíferos livres ou freáticos

9

6.1.2

Aquíferos suspensos

9

6.1.3

Aquíferos confinados ou artesianos

9

6.1.4

Aquíferos porosos

10

6.1.5

Aquíferos cársticos

10

6.1.6

Aquíferos fraturados ou fissurados

11

6.2

Reabastecimento e descarga dos aquíferos

11

6.2.1

Zona de recarga direta

11

6.2.2

Zona de recarga indireta

12

6.2.3

Zona de descarga

12

6.3

Principais funções dos aquíferos

12

7

ÁGUA SUBTERRÂNEA NO SUBSOLO CEARENSE

14

8

CONCLUSÃO

15

REFERÊNCIAS

17


1 INTRODUÇÃO

É de conhecimento comum a precipitação de uma forma ou de outra, todos estão cientes da água corrente em canais, e muitos viram água nos oceanos e, talvez, até água congelada em geleiras. Poucos, no entanto, possuem experiência com a água subterrânea, água que preenche a porosidade em rochas, sedimentos e os vazios do solo sob a superfície. Como recurso natural, ela é tão importante quanto a água da superfície e sua recuperação é essencial para muitos esforços humanos.

Ela preenche os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas, e que sendo submetida a duas forças (de adesão e de gravidade) desempenha um papel essencial na manutenção da umidade do solo, do fluxo dos rios, lagos e brejos. As águas subterrâneas cumprem uma fase do ciclo hidrológico, uma vez que constituem uma parcela da água precipitada.

Existem diversos aspectos a serem estudados e compreendidos sobre esse volume de água que se localiza abaixo da superfície: Sua quantidade real, detalhes de sua localização, seu ciclo, seus grandes reservatórios, chamados de aquíferos, dentre outros fatores. Apresentadas suas caraterísticas, propriedades e suas informações correspondentes de forma geral e de forma mais específica a água subterrânea do Ceará.

2 ÁGUA SUBTERRÂNEA E O CICLO HIDROLÓGICO

Segundo Reed Wicander, a água subterrânea representa aproximadamente 22% (8,4 milhões de km³) de toda água doce do mundo, aproximadamente 30% (Figura 1). Como todas as outras águas no ciclo hidrológico, a fonte definitiva da água subterrânea são os oceanos, porém a mais imediata é a precipitação que se infiltra no solo e penetra no solo, sedimentos e rochas. A água subterrânea pode vir também da água infiltrada de correntes, lagos, pântanos, lagos artificiais de recarga e sistemas de tratamento de água. 

Não importando sua fonte, a água subterrânea, movendo-se através de pequenas aberturas entre o solo e partículas de sedimento e espaços nas rochas, age como um filtro, removendo impurezas, como microrganismos que causam doenças e muitos poluentes. No entanto, nem todos solos e rochas são bons filtros; algumas vezes, pode estar presente tanto material indesejável que contamina a água subterrânea. A marcha da água subterrânea e sua recuperação em poços dependem de dois aspectos críticos dos materiais em que se move: porosidade e permeabilidade.

2.1 A marcha da água

A marcha da água subterrânea é uma parte do ciclo da água (Figura 2). A gravidade é quem movimenta a água subterrânea de forma descendente. A água que penetra no solo move-se através das zonas de aeração e saturação. Quando a água chega ao lençol freático, ela continua a mover-se através da zona de saturação de áreas onde o lençol freático está mais alto em direção à área onde ele se encontra mais baixo, tais como correntes, lagos ou pântanos. Uma parte da água segue a rota reta ao longo da inclinação do lençol freático. A maior parte toma caminhos mais longos e curvos e depois penetra em correntes, lagos ou pântanos pela parte inferior, porque ela se move de áreas de alta pressão para áreas de pressão mais baixa na zona saturada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (529.4 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com