TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE E EM PARALELO EM LÂMPADAS

Por:   •  13/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - CCSST

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL III

(Autor (a)) HEMILY CAROLINE SOUSA DE OLIVEIRA

Prof. Dr.: RICARDO LIMA

COMPORTAMENTO DA CORRENTE NA ASSOCIAÇÃO EM PARALELO

 03/06/2021

IMPERATRIZ-MA

2021

  1. INTRODUÇÃO

Resistores são elementos cuja principal finalidade é a geração de calor mediante a passagem de corrente elétrica. A resistência elétrica, por sua vez, diz respeito à característica dos resistores, que faz com que eles ofereçam resistência à movimentação de cargas em seu interior.

Na associação em paralelo, os resistores encontram-se ligados ao mesmo potencial elétrico, no entanto, a corrente elétrica que atravessa cada resistor pode ser diferente, caso os resistores tenham resistências elétricas diferentes[1]. O circuito paralelo tem a sua configuração realizada de modo que exista mais de um caminho para a corrente percorrer. Assim, a corrente se divide em cada um dos caminhos, enquanto a tensão é a mesma em todas as cargas[2].

Desta forma, podemos notar que a corrente que passa em um resistor é inversamente proporcional ao valor da resistência. Assim, quanto maior a resistência de um resistor, menor será a intensidade da corrente[3]. Usualmente as ligações em paralelo são representadas por:

Figura 1: associação em paralelo.

[pic 2]

Fonte: [4]

Como mostra a figura, a intensidade total de corrente do circuito é igual à soma das intensidades medidas sobre cada resistor, ou seja, é a soma das correntes individuais e pensando na Lei de Ohm:

   [4][pic 3]

  1. OBJETIVOS

Verificar o comportamento da corrente na associação em paralelo.

  1. MATERIAIS
  • Placa de circuito;
  •  Multímetro;
  • Condutores.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Utilizou-se um modelo de circuito elétrico, disposto em paralelo na realização do experimento, contendo três lâmpadas. Primeiramente, conectou-se o conector da lâmpada A, B e C no polo positivo, configurando-se uma associação em paralelo, contendo uma tensão de 6V em todas as lâmpadas. Posteriormente, mediu-se a corrente de entrada, retirando-se o fio azul do condutor e substituindo-o pelo amperímetro (associação em série para medir a corrente), obtendo-se uma corrente de 0,78A. Em seguida, mediu-se cada uma das lâmpadas, retirando-se o condutor e substituindo-se pelo amperímetro (associação em série para medir a corrente).

  • Lâmpada A : 0,23A
  • Lâmpada B : 0,38A
  • Lâmpada C : 0,19A

Logo após, utilizou-se a equação abaixo, para comparar as correntes obtidas das três lâmpadas, com a corrente de entrada, onde a intensidade total de corrente do circuito é igual à soma das intensidades medidas sobre cada lâmpada.

[pic 4]

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

As correntes obtidas indicam a potência da lâmpada, ou seja, quanto mais a lâmpada consumir corrente, mais potente ela será. De acordo com o experimento, a lâmpada B está consumindo mais corrente, ou seja, ela é mais potente, logo, ela têm mais luminosidade. A figura abaixo apresenta a foto do sistema, onde mostra-se claramente cada lâmpada, percebendo-se que na lâmpada B, tem-se uma maior luminosidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (206.6 Kb)   docx (643.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com