TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paralelo Entre Igreja E Família.

Exames: Paralelo Entre Igreja E Família.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 8

Paralelo Entre Família e Igreja.

Texto Básico: At2. 46

Textos de Apoio:

Objetivo: Levar a igreja a entender que nossa igreja é uma grande família e que atitudes que encontramos na família e desejamos ter na família, devemos ter e desejar encontrar na igreja.

Introdução:

Estamos vivendo hoje um domingo especial de muita alegria, é o domingo de ceia momento sublime para corpo de Cristo. E hoje também recebemos como membros de nossa igreja os oito irmãos que se batizaram no mês passado e quatro irmãos que estão vindo de outras igrejas e que depois de algum tempo em nosso meio, e de serem examinados pelo conselho foram recebidos como membros de nossa igreja.

Pensando no dia hoje gostaria de começar nossa meditação desta noite com algumas perguntas que você pode responder em pensamento ai onde você esta mesmo:

_Quem aqui não gosta de estar em família?

_Quem não gosta de se reunir com seus pais, irmãos, irmãs, sogros, primos, primas, tios, tias, etc.

_Quando nos reunimos toda nossa família é muito bom. Falamos conversamos sobre vários assuntos, falamos sobre serviço, futebol, problemas, dificuldades, lutas, falamos sobre Deus, sobre a Bíblia, mas o assunto preferido dos meus pais é volta de Jesus Cristo.

_Mas não pode faltar uma boa comida, não é?

_E você quando sua família se reuni sobre o que vocês falam, qual é o assunto presente nas conversas de sua família? Quando estamos reunidos em família parece que as horas passam voando. Como vimos e já temos falado algumas vezes aqui na igreja a família foi, é e sempre será a base para todo relacionamento do ser humano.

Pensando nisto eu gostaria de meditar com os irmãos nesta noite fazendo um paralelo entre família e igreja. Para isto gostaria que você abrisse sua Bíblia em At2. 46 e lêssemos juntos o que a Palavra do Senhor tem para nós nesta noite. Oremos.

Irmãos precisamos pensar juntos sobre o texto que acabamos de ler, precisamos entender o contexto deste versículo que é de extrema importância para compreendermos a mensagem desta noite:

_Para quem Lucas esta escrevendo? Estava escrevendo para um tal de Teófilo Lc1. 1 este nome significa “amigo de Deus” ou “amado de Deus”. Este homem provavelmente era um oficial do exercito romano, Lucas escreve para este contando a história de um povo diferente um povo especial.

_Sobre quem Lucas está escrevendo? Este povo sobre quem Lucas estava escrevendo, era o povo que havia surgido no dia de pentecoste era a igreja como vemos em At2. Lucas conta para este homem à história da igreja desde seu surgimento até os dias em que foi espalhada pela face na terra pela perseguição devido sua fidelidade a Jesus Cristo, este povo era o povo de Deus.

O vocábulo usado por Lucas em At2. 46 para se referir a casa tem sua origem no grego no vocábulo “” que significa pessoas que fazem parte de uma casa, ou seja, família é mesmo termo usado por Paulo em para se referia aos membros da família em Gl6. 10 “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.” Partindo deste pressuposto podemos dizer que a palavra “” significa família. Tendo isto em mente eu gostaria que os irmãos fizessem um exercício comigo esta noite pesassem ai onde você esta sem se manifestar, mas pensasse e colocasse em seu coração, e respondessem a seguinte pergunta. Família é lugar de que?

_Amor: Primeira coisa que veio em minha mente é que família é lugar de amor. O amor é a base do relacionamento familiar, é em família que temos os primeiro contatos com esta sublime decisão amar, o primeiro contato com o amor que uma criança tem é com amor de mãe. Ex. O bebê recém-nascido.

_União: Família é lugar de união, a família onde o senso de união não esta presente dificilmente terá um ambiente sadio, será um lugar saudável para se viver.

_Comunhão: O amor e a união nos faz viver em comunhão na família, e na família que aprendemos a viver a vida comum, compartilhar as mesmas coisas alegrias, tristezas, conquistas, derrotas, bem materiais, emoções, apoio, etc.

_Respeito: É o lugar onde ser humano aprende a conviver com outras pessoas respeitando o espaço do outro e respeitando a hierarquia do lar, vivemos em uma sociedade que ainda em alguns seguimentos preserva o estilo patriarcal pai, mãe e filhos.

_Disciplina: É na família onde recebemos as primeiras varadas de correção de nossa vida. A família é lugar onde somos treinados para enfrentar as lutas do mundo e nos comportarmos conforme as regras da sociedade onde vivemos, infelizmente isto tem faltado em nossas famílias hoje me dia.

_Conversa: Família é lugar de conversa de boa conversa.

_Conselho: É lugar de conselho de bons conselhos, é o lugar onde ouvimos a voz dos mais experientes, nossos pais e avós que com sabedoria nos ensinam e nos aconselham para vida.

_Autoridade: É o lugar onde travamos os primeiros contatos com esta palavra tão difícil de ser compreendida em nossos dias, perdemos o conceito de autoridade e não estamos passando esta conceito corretamente para nossos filhos.

_Consolo: É em família no colo de nossos pais que buscamos o consolo, no colo de nosso cônjuge e muitas vezes nos ombros de nosso irmão.

_Paz: Família é lugar de paz, como chegar em casa depois de um dia exaustivo de trabalho e entrar em nosso cheio de paz e de consolo.

_Cuidado: É na família que recebemos os cuidados de nossos pais e muitas vezes os cuidados de nossos irmãos e de nossos filhos.

_Verdade: Família é lugar da verdade, é onde a verdade deve prevalecer, é onde a verdade deve ser dita com carinho e com cuidado para não machucar ao próximo. Estas apenas algumas que devem ou que pelo menos deveriam estar presentes no ceio da família.

Vamos voltar para nossa introdução, e pensarmos que a mesma palavra usada para família em Atos 2, é usada por Paulo em Gálatas 6 para se referir aos da família da fé, ou seja para igreja. Os dois apóstolos estão escrevendo para igreja, partindo deste pressuposto podemos dizer que a igreja é uma grande família, pensando assim a igreja deveria ser um lugar de:

_Amor: Em Rm12. 10 “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” E 1Jo4. 20-21 “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com