TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE JAIPUR FOOT

Por:   •  17/8/2021  •  Artigo  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

BIANCA VOGT

DAIANI ESPINDULA

KELI BACK

THIAGO GIACOMELLI

THIAGO KERN

CASO JAIPUR FOOT

EMPREENDER E INOVAR – CONCEITOS E PRÁTICAS

SÃO LEOPOLDO

2019

1 – A partir dos conceitos, do material de aula de hoje, descreva os aspectos que mostram que o Jaipur Foot é uma inovação/empreendedorismo social:

O empreendedorismo social relaciona sempre a uma inovação ou conhecimento aplicado as necessidades sociais e cooperação de muitas pessoas, promovendo soluções para a comunidade ou sociedade em geral. Quando em 1968 o escultor Ram Chandra desenvolveu sua primeira prótese em borracha, ele estava pensando em usar seu conhecimento nas artes para proporcionar a melhoria da vida das pessoas, principalmente os mais pobres e vítimas de doenças ou guerras. Estas pessoas tinham uma vida muito debilitada, em uma condição pior que as milhares que já vivem em uma situação de pobreza existente na Índia.

Com o passar os anos, Ram teve a ajuda do DR. P.K. Sethi e juntos aperfeiçoaram as próteses. Com isso ficaram muito famosos, tendo que abrir uma organização para atender todas as pessoas que procuravam ajuda. Ao longo dos anos devido à grande demanda tiveram que expandir os negócios, abrindo outras sedes na Índia e ao redor do mundo, sempre proporcionando ajuda aos mais necessitados a baixo custo e quando não tinham condições, as próteses eram fornecidas gratuitamente.

Os aspectos mostram que o escultor Ram e o Dr. Sethi eram inovadores, pois desenvolveram técnicas e soluções utilizando recursos existentes no local, mesmo simples, mas que eram funcionais. A cada nova prótese desenvolvida ganhavam experiência e tentavam melhorar ainda mais as novas sequentes, conseguindo desenvolver próteses para diversos tipos de problemas que as pessoas tinham, sendo as mais comuns, pés e pernas. Mas também desenvolveram para braços e mãos.

Outro aspecto importante é o baixo custo e assistência total a quem busca ajuda. Nos centros de desenvolvimento das próteses, todas as pessoas são bem atendidas, juntos com seus familiares, além de um rápido atendimento. O problema do paciente deve ser resolvido no dia, realizado a prótese e ajustes no mesmo dia, sem necessidade de voltar outro dia.  Também foi sempre realizado a busca de parceiros para manter o negócio, visto que são necessários investimentos e valores mensais para as despesas que o negócio possui.

Além disso a técnica não possui patentes e é de extrema simplicidade, para que possa ser utilizada em qualquer lugar do mundo e qualquer pessoa com um pouco de conhecimentos gerais pode realizar próteses com materiais disponíveis na sua região e de baixo custo.

2- Na sua opinião qual foi ou quais foram as sacadas/conquistas/realizações, ou seja, os aspectos mais importantes no caso estudado? Descreva estes aspectos relacionando-os com o material estudado

O escultor Ram e o Dr. Sethi sempre tiveram o desejo de ajudar as pessoas, isso sempre lhes deu força de vontade para desenvolver o negócio qual geraram. A partir destas premissas partiram de ideias de produtos existentes, estudaram, e adaptaram a realidade que viviam. O estudo mostra que conseguiram fazer próteses com custo de US$30, enquanto uma prótese similar nos Estados Unidos custava cerca de US$ 8.000. Uma das principais ideias e necessidades dos produtos era que fossem de baixo custo, visto que a população não tinha dinheiro para pagar e que também fossem funcionais, pois de nada adiantavam próteses rígidas.

Ram e Sethi tiveram muitas conquistas, além do orgulho do trabalho social realizado, possuem um grande prestigio da sociedade e também dos órgãos médicos e organizações sociais como a ONU e Cruz Vermelha. O estudo mostra que Jaipur Foot, como ficou conhecido o negócio já realizou mais de 10.900,00 (números de 2009), sendo reconhecida como uma das empresas que mais ajudaram as pessoas pelo mundo.

Além disso, estão sempre procurando em melhorar e atender mais pessoas, recentemente empresas de grande porte mundial estão colaborando com pesquisas e recursos para aprimorar os produtos e ajudar nos custos das unidades espalhadas pelo mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com