TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Do EKD

Resenha: A Abordagem Do EKD. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 2

A Abordagem Do EKD

A modelagem EKD (Enterprise Knowledge Development) é uma metodologia que provê uma maneira sistemática e controlada da analisar, entender, desenvolver e documentar uma organização e seus componentes, usando a modelagem organizacional. O objetivo do EKD é fornecer uma descrição clara e não repetitiva de como a organização funciona, quais são os requisitos e as razões para a mudança, quais as alternativas que deveriam ser criadas para encontrar esses objetivos e quais os critérios e argumentos para avaliação dessas alternativas.

De acordo com Bubenko ET al. (1998) o conteúdo básico da estrutura EKD inclui um conjunto de técnicas de descrição, a participação dos stakeholders e um conjunto de diretrizes para o trabalho. O conjunto de técnicas de descrições fornece um conjunto de modelos que é usado para descrever o sistema a ser analisado ou construído, e a organização na qual será operado.

As técnicas de descrição sozinhas não terão muito valor sem um envolvimento direto dos atuais clientes, usuários finais, gerentes, proprietários, entre outros. Um fator crítico de sucesso de um projeto que inclui a aplicação EKD na construção de um sistema de informação, ou reestruturação da organização é a participação e o envolvimento dos stakeholders, pois é necessário avaliar as possibilidade e restrições de cada entidade e chegar a um consenso.

Para Kirikova (2000) o EKD prescreve o desenvolvimento da especificação de requisitos, como um escopo de atividades do grupo de trabalho. O resultado desse trabalho é o Modelo Organizacional que reflete a organização e seus requisitos. Uma característica essencial da metodologia é a possibilidade de ver como cada requisito é relacionado aos objetivos, atividades, pessoas e particularidades da organização. Segundo Rolland et al (2000) o EKD XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção - Florianópolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov. de 2004 ENEGEP 2004 ABEPRO 4663 auxilia o processo de conhecimento organizacional através de seus modelos que proporcionam várias visões da organização.

De acordo com Loucopoulos et al (1998) o EKD pode ser visualizado em diversos níveis. Isso ficará mais claro quando no desenvolvimento do estudo de caso o modelo de processo de negócios for desdobrado em sub-processos. O desdobramento em níveis variará de situação para situação, conforme seja requerido um grau maior de entendimento.

Os modelos do EKD são utilizados para entender, analisar, melhorar e consertar algum sistema. São modelos conceituais que examinam organização e seus requisitos de um número de perspectivas inter-relacionadas. Esses modelos são abstrações do mundo básico.

Para uma dada organização, esses modelos irão constituir coletivamente o Modelo Organizacional. Alguns desses modelos podem conter informações relevantes que apontam a necessidade de avaliação de alternativas de situações operacionais. Tais informações incluem critério para avaliação, escolhas disponíveis, parâmetros de medidas e argumentos registrados a favor e contra escolhas (ROLLAND et al., 2000)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com