TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Aplicada à Engenharia de Segurança

Por:   •  26/10/2020  •  Resenha  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] 

Universidade Estácio de Sá

Pós-Graduação em Engenharia De Segurança Do Trabalho

Resenha Crítica do Artigo:

 
"Quase o pior cenário":

O incêndio no túnel de Baltimore em 2001 (A)

Aluna: Bruna Campos Oliveira

Disciplina: Administração Aplicada à Engenharia De Segurança

Tutor: Carlos Alberto Martins Ferreira

Belo Horizonte, Abril 2020.

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: "QUASE O PIOR CENÁRIO": O INCÊNDIO NO TÚNEL DE BALTIMORE EM 2001 (A)

O artigo apresentado relata o acidente ocorrido em um túnel na tarde de 18 de julho de 2001 na cidade de Baltimore, Maryland nos Estados Unidos.

O túnel da rua Howard, passa por baixo do movimentado centro da cidade, chegando a atingir aproximadamente 60 metros no ponto mais profundo e no mais superficial, cerca de menos de 1 metro. Túnel este utilizado e de propriedade da CSX Corporation, que se passava despercebido por muitos, inclusive pelo prefeito da época do ocorrido, Martin O'Malley. O transporte de passageiros pela linha foi interrompido desde 1961, passando a fazer apenas o transporte de carga, sendo de extrema importância para a interligação norte e sul, considerado uma “artéria chave”.

Era comum o Corpo de Bombeiros da cidade receber ligações com relatos de fumaça saindo do túnel e de bueiros sob a rota do mesmo, que passava por uma via importante e movimentada na cidade. Porém na tarde de julho de 2001, as ligações se intensificaram e o acidente foi confirmado ao receber a ligação da empresa responsável pelo trem, informando que havia ocorrido um descarrilamento e um incêndio estava ocorrendo internamente no túnel, a situação passou a ser uma emergência nunca antes presenciada ou sequer imaginada na cidade, não havendo assim um plano para gestão de crise.

Aos poucos mais informações foram sendo repassadas e para agravar a situação, foi informado que muitas substancias químicas e tóxicas, estavam sendo transportadas nos vagões. O que tornou o acidente uma ameaça à saúde da população local, aos socorristas e ao meio ambiente.

A situação era agravante e delicada, um incêndio em um espaço confinado, abaixo de um centro comercial e residencial, envolvendo diversos químicos inflamáveis que não se sabia o que poderia ocorrer na combinação e superaquecimento deles, podendo tornar a fumaça em um vapor tóxico.

Foi necessário se valer de todas as equipes de emergência disponíveis para realizarem um plano de ação, inclusive como afastar a população daquela área, com um agravante de ser um ponto de interligação com estradas de grande fluxo, além dos prédios, escolas, hotéis, e um estádio de Beisebol onde estava ocorrendo um clássico naquele momento e em breve estariam no horário de pico, aumento todo o fluxo de pessoas e transporte.

Diante desse cenário, não havia um procedimento que especificasse as medidas a serem tomadas e quem, ou qual setor assumiria o comando das operações. Sendo o Corpo de Bombeiros, os mais capacitados com treinamentos para acidentes envolvendo materiais tóxicos e corrosivos a iniciativa partiu deles, contudo, as tentativas para entrar no túnel e poder avaliar a situação mais de perto fracassaram no início, devido ao calor intenso e a fumaça espessa, que mal podiam enxergar suas mãos a frente do rosto. E ainda existia a preocupação de sofrer danos à saúde e queimaduras devido as reações químicas dos produtos dentro dos vagões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com