TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Riscos Métodos

Por:   •  20/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

O método de análise de perigos e operabilidade, HAZard and OPerability Studies (HAZOP) em inglês, foi originalmente desenvolvido para a indústria petroquímica, pois a dificuldade de compreensão dos processos neste setor levava ao esquecimento de diversos itens nas etapas relacionadas ao projeto, ainda que a equipe projetista/analista fosse formada por profissionais adequadamente qualificados.

Esse método pode ser utilizado em fases iniciais ou mais avançadas do projeto, a partir de fluxogramas simples ou de engenharia, respectivamente, assim como a aplicabilidade pode ocorrer em processos contínuos e descontínuos, desde a indústria química e nuclear, até laboratório, confiabilidade humana e riscos ambientais.

Nessa perspectiva, isto representa uma evolução do método, o qual é baseado na teoria de riscos serem causados por desvios no projeto ou operação, e que outrora era aplicado apenas a sistemas constantes. Todavia, não foi alterada a estrutura padrão deste, em que a identificação e análise de risco parte da revisão da instalação, por meio da obtenção e uso de material relevante, como documentos, esboços e entrevistas, a fim de ter embasamento na consideração dos desvios..

Esses desvios, são descritos a partir do uso de palavras guias especiais, as quais são pré-definidas, sendo adjetivos (alto, baixo, maior, menor, mais, menos, não etc.) combinados a parâmetros (fluxo, pressão, vazão, composição, concentração etc.) relacionados aos processos, com a formação de uma matriz. 

Posteriormente, a partir do uso de diagramas, a equipe identifica perigos potenciais e/ou preocupações associadas a operabilidade de equipamentos ou sistemas em cada ponto de estudo – denominados de “nós”, depois identifica as causas de cada desvio e ao efeitos de interesse, e se estes forem significativos fazem recomendações quanto a realização de salvaguardas. Isto é feito até que cada processo e equipamento relevante tenha sido analisado.

Nesse contexto, a abrangência da técnica está atrelada a problemas de operabilidade e segurança, com uma geração de resultados majoritariamente qualitativos, mesmo que seja possível fazer uma quantificação simples. Além disso, os pontos mais importantes dessa aplicação são o acompanhamento do estudo, criação de procedimentos padrões e validação do treinamento das equipes.

REFERÊNCIAS

MARTINS, M. R.; NATACCI, F. B. Metodologia para análise preliminar de risco de um navio de transporte de gás natural comprimido. In: CONGRESSO PAN-AMERICANO DE INGENIERÍA NAVAL,  2009, Montivideo. Anais... Montivideo: IPIN, 2009.

ALVES, J. L. L. A Técnica HAZOP, como ferramenta de aquisição de dados para avaliação da confiabilidade humana na indústria química. 1997. 123 f. Dissertação (Mestrado em Qualidade) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com