TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte De Adiministrar

Monografias: A Arte De Adiministrar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

A Arte De Administrar

O administrador do mundo moderno além de ter a necessidade de estar atento as mudanças no ambiente externo (políticas publicas, responsabilidade social, bolsas de valores, índices financeiros, leis trabalhistas, crises financeiras e etc.), não pode esquecer da gestão interna, onde as transformações são constantes. Pensar em políticas adequadas de cargos, salários e benefícios, buscando um ambiente de trabalho mais harmonioso, mantendo os colaboradores sempre motivados, resolvendo ou amenizando os conflitos internos, são tarefas que na teoria parece fácil, mas na pratica é um dos grandes desafios das organizações atuais, pois o colaborador faz parte do patrimônio ativo da empresa, sendo que o seu diferencial é ser racional, tendo, desejos, sentimentos, razões e aptidões, essas muitas das vezes sendo mal exploradas dentro das organizações, geralmente ocasionada por falta de uma análise de potencial e desempenho.

O ser humano é um universo único e extremamente complexo, onde temos que avaliar o potencial e o desempenho sem paternalismo, tomando as decisões visando o desenvolvimento da organização como um todo, e não crescimento individual, pois toda a organização que se apóia em uma única “estrela” pode se dar mal, investir em um só individuo tem seus riscos e não são poucos, como: supervalorização do individuo, causando um certo ciúme dos outros colaboradores, podendo gerar até mesmo, uma desmotivação no grupo, causada pela sensação de “euquipe” e não de equipe. Temos que ter a consciência de que ninguém faz nada sozinho e onde tem um bom sempre pode haver um melhor, o ser humano é capaz de grandes mudanças e conquistas, temos apenas que saber trabalha-los de forma eficiente, a qual possamos desenvolvê-los da melhor maneira possível, não podemos esquecer da sinergia, que é maximização dos resultados, no aumento da somatória no resultado final, onde 2 + 2 = 5. O desafio do gestor é convencer os seus colaboradores a concretizar os seus sonhos e para isso temos que acreditar que somos agentes de mudança e que podemos colocar o destino ao nosso favor e a certeza de fazer a diferença no mundo, para isso temos que acreditar que somos capazes de realizar coisas antes vistas como impossíveis, confiando em nossos ideais e pontos de vista, que possam ser sustentados e justificados, lutando sempre por nosso espaço, buscando sempre o papel de ator principal... “É preferível ser cabeça de sardinha a rabo de tubarão”.

A liderança é um ponto fortíssimo a favor do gestor que por sua vez deve ser praticada diariamente, principalmente a habilidade de liderança servidora para que ela se torne um habito, basta se engajar em um processo de melhoria continua, aceitar feedback de seus subordinados e estar disposto a assumir os riscos para eliminar a distancia entre o que você é e o que você precisa mudar para se tornar um líder realmente eficaz. Ao trilhar este caminho, é importante não confundir poder com autoridade. A autoridade inspira as outras pessoas a fazer as coisas com boa vontade, o poder as obriga. A liderança servidora é um estilo de vida, ela não é conquistada, mas sim construída com serviço e sacrifício. Nas organizações, o gestor soluciona problemas, é responsável em captar recursos planejando sua aplicação, desenvolvendo estratégias para novas ações em um mercado altamente competitivo.

Com este entendimento, podemos perceber que a arte de administrar não é tão simples quanto parece, mas é o desafio dessa profissão que nos torna apaixonados por ela, pois a administração não é mecânica e nem tem uma receita pronta, para se obter sucesso na área administrativa é necessário ser dinâmico e empreender com responsabilidade, agindo hora certa, usando o principio da eficiência, o que significa organizar o andamento do processo produtivo, objetivando diminuir o tempo e material alocado nesse processo, maximizando os resultados, sem perda de qualidade no produto final. Cada organização é única, em suas metas, objetivos, desafios, problemas e mercados, e devido nos depararmos com mercados diversos, consumidores exigentes, mão de obra diversificada, ou seja, realidades completamente diferentes; com isso, chego à seguinte conclusão: “a arte de administrar tem que ser feita com amor, esse é o primeiro passo para desenvolvermos nossas habilidades com dinamismo, excelência e satisfação.”

Princípios para um bom administrador

* Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas;

* Saber decidir e solucionar problemas;

* Saber lidar com pessoas: comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos.

* Ter uma visão sistêmica e global da estrutura da organização;

* Ser proativo, ousado e criativo;

* Ser um bom líder;

* Gerir com responsabilidade e profissionalismo.

* ter visão de futuro

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »