TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ascensão Da Engenharia Elétrica No Mercado.

Casos: A Ascensão Da Engenharia Elétrica No Mercado.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

A ascensão da engenharia elétrica no mercado.

1. RESUMO

A Engenharia Elétrica é o ramo da engenharia que trabalha com os estudos e aplicações da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. Este setor surgiu em meados do século XVI aquando da comercialização, da distribuição e utilização da energia elétrica. Todos os ramos da engenharia estão em constante crescimento no Brasil e uma delas é a engenharia elétrica que há cerca de 10 anos vem se tornando um dos maiores campos de empregabilidade do Brasil. O mercado de trabalho para os engenheiros eletricistas oferece vagas em todo o país, mas em especial a região Sul e Sudeste, as quais possuem os polos industriais mais bem desenvolvidos e com as melhores oportunidades de emprego.

Palavras-chave: Engenharia Elétrica. Mercado de Engenharia.

2.INTRODUÇÃO

Segundo Mirapalheta (2011), o curso de engenharia elétrica e um curso que possui área ampla, de acordo com o interesse de cada profissional, que estão habilitados a desempenhar atividades no estudo, pesquisa, planejamento é projeto. Atualmente o de trabalho naengenharia elétrica está em alta (Mirapalheta, 2011).

Conforme AloyoCháves (2009), a necessidade de ampliação e modernização do parque industrial brasileiro e do setor de comunicações, alinhada com a visão de sustentabilidade e o uso cada vez maior de fontes de energia renováveis para geração de energia elétrica, aumenta a base de emprego para a contratação do Engenheiro Eletricista.O profissional deve se preocupar em ter objetivos claros e manter-se atualizado, pois a área sempre envolve tecnologias de ponta.

Segundo Silva (2013), o campo de trabalho é vasto e inclui empresas de energia elétrica e telecomunicações, escritórios de projetos e consultoria, firmas de montagem e manutenção de instalações elétricas e de telecomunicações, indústrias diversas e empresas comerciais de pequeno e grande porte, manutenção de equipamentos e componentes eletroeletrônicos,hospitais, empresas de radiodifusão , informática etc.As perspectivas quanto ao progresso do curso são boas e tendem a uma melhoria das oportunidades de trabalho, dada a grande demanda por serviços nessas áreas e aos grandes investimentos, públicos e privados, que serão feitos nos próximos anos, no campo da Engenharia Elétrica.

Diante disto o seguinte estudo tem o objetivo de identificar a opinião de alunos ingressantes e concluintes do curso de Engenharia Elétrica sobre o mercado de trabalho na Engenharia Elétrica.

3.REVISÃO DE LEITURA

Segundo Mirapalhares (2011), este início de século a Engenharia Elétrica é um elemento central para o desenvolvimento da economia brasileira. A sólida formação científica e tecnológica do engenheiro elétrico em áreas tradicionais como Energia, Eletrônica, Automação, Robótica e Computação, agora ampliada para setores como Processamento de Sinais e Bioengenharia capacitam estes profissionais a atuarem em setores tão diversos quanto o industrial e o financeiro. Tais profissionais estarão aptos a compreender e desenvolver modernos sistemas de produção industrial e serviços além de gerenciar projetos nos setores de energia, automação, robótica, hardware, software, instrumentação e telecomunicações. Todos estes conhecimentos técnicos devem ser agregados por uma forte ênfase em gestão e empreendedorismo que permita aos futuros tomadores de decisão construírem o futuro através de suas próprias realizações.

Segundo Tangerino (2012), o engenheiro eletricista é o profissional dedicado ao desenvolvimento e à aplicação de um conjunto de conhecimentos científicos necessários à pesquisa, ao projeto e à implementação de sistemas diversos utilizados para efetuar o processamento da energia elétrica e da informação na forma de sinais elétricos digitais e analógicos. Os avanços de eletrônica fazem com que o engenheiro eletricista tenha um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico e no crescimento industrial do país.

Conforme Hernandez (2014), o mercado de trabalho para profissionais de Engenharia Elétrica está em alta. O crescimento da região Nordeste acima da média nacional proporciona uma ótima expectativa para alocação profissional futura. Alguns dos fatores que aquecem a empregabilidade na área são as obras de infraestrutura necessárias para o crescimento do país, como a construção de usinas geradoras de energia elétrica, obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014, às Olimpíadas de 2016 e a extração do petróleo dopré-sal. A necessidade de ampliação e modernização do parque industrial brasileiro e do setor de comunicações, alinhada com a visão de sustentabilidade e o uso cada vez maior de fontes de energia renováveis para geração de energia elétrica, aumenta a base de emprego para a contratação do Engenheiro Eletricista. Concessionárias de energia, construtoras, empresas de tecnologia da informação são empregadoras tradicionais. Além disso, as áreas de pesquisa e desenvolvimento em empresas de energia, computação e telecomunicações também abrem campo para o Engenheiro Elétrico.

4. Metodologia

Uma pesquisa realizada pelos alunos de engenharia elétrica da PUC, Pontifícia Universidade de Goiás em 16 de outubro, teve como objetivo saber a opinião dos próprios alunos iniciantes e concluintes o que pensão e esperam do curso no mercado de trabalho. Alguns, optaram pelo curso por realmente terem afinidade e interesse, muitos deles pensão em concluir o curso e realizar uma especialização para se formarem profissionais aptos ao mercado de trabalho , devido a ser um setor em alta que necessita de mais profissionais . Há também os que apenas querem o adquirir o diploma com a intenção de valorizar seu trabalho pelo fato de terem concluído o ensino superior; outros decidiram pelo curso por seu reconhecimento no mercado e pelo lucro financeiro obtido com a profissão, tendo também aqueles que estão cursando por estarem indecisos ou por influencia de amigos e familiares.

5. Questionário

1) Idade :

( ) Menos de 15 anos

( ) 15 - 20 anos

( ) 21 - 25 anos

( ) 26 - 30 anos

( ) 31 - 35 anos

(

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com