TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendência no Mercado de Trabalho para Engenharia

Resenha: Tendência no Mercado de Trabalho para Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  Resenha  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

Tendência no Mercado de Trabalho para Engenharia

O mercado de trabalho tem sido definido como o conjunto de oportunidades de trabalho oferecido pelas empresas e como o conjunto das pessoas dispostas a oferecer sua força.

Essa forma de definir o mercado de trabalho pode nos conduzir equívocos. É importante compreendermos o mercado como um processo mais complexo e com efeitos mais profundos em nosso dia a dia.

O mercado exige que os trabalhadores sejam bem qualificados, devido à concorrência que há entre alguns empregos e cargos. Anteriormente a procura para o mercado era de pessoas mais velhas, com mais experiência e maior qualificação, pois os jovens sempre adiavam sua entrada no mercado em busca de novas qualificações. Houve um aumento significativo no grau de informalidade do mercado e dos empregos no segmento não-organizado, valorizado-se mais o desenvolvimento e o aprimoramento de competências e habilidades para o desempenho e a atuação profissional.

O diploma de um estudante universitário cada vez mais está perdendo seu valor, até mesmo para uma pessoa que não tenha a mesma formação, mas que tenha mais experiência, criatividade e que seu conhecimento vai alem daquele que tem o diploma mais não adquiriu conhecimento algum. Devido a isso as empresas hoje não pedem somente o diploma e sim uma série de provas tanto teórica quanto prática para que os selecionados mostrem sua capacidade de aprendizado, assertividade , flexibilidade e autodidatismo, que são habilidades de difícil mensuração, que não podem ser atestadas através de um diploma.

Dentre as profissões do futuro as que têm maior probabilidade de crescimento são as que se relacionam com informática, saúde, tecnologia de informação e educação. No entanto o um profissional bem qualificado em qualquer uma dessas áreas têm grandes chances de trabalharem em indústrias, fábricas e empresas grandes em todo o país e até mesmo de se tornarem profissionais conhecidos.

Qualquer engenheiro deve ter algumas habilidades como raciocínio lógico e abstrato, facilidade de trabalhar com cálculos, analisar e resolver problemas e trabalhar em equipe.

Levando em conta o mercado de engenharia no Brasil, o engenheiro de produção está em uma situação bem favorável, pois a maioria dos engenheiros de produção vem conseguindo boas colocações no mercado que são profissionais com técnica e com capacidade de identificação de problemas e visão de maneira global.

No entanto, os engenheiros são bem remunerados e até os salários iniciais são bem altos e conforme seu desempenho e dedicação podem até serem promovidos e seus salários podem variar e almentar conforme seus cargos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com