TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Avaliativa de Ciências dos Materiais

Por:   •  24/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

JUAN CONDE FONTES

ATIVIDADE INDIVIDUAL AVALIATIVA DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS

RIO DE JANEIRO

2020

JUAN CONDE FONTES

ATIVIDADE INDIVIDUAL AVALIATIVA DE DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS

Trabalho apresentado a disciplina de Ciência dos Materiais apresentado para a Universidade Veiga de Almeida para a AV2 de Ciência dos Materiais.

Orientador: Felipe Tsuruta Lisboa Cruz

RIO DE JANEIRO

2020

Fabricação de uma hélice de navio

A construção de um navio é muito complexa, e para um engenheiro eleva sua multidisciplinaridade, já que terá uma grande quantidade de recursos intelectuais e materiais presentes no seu projeto. Neste caso será falado o porquê a hélice de navio deve ser construída com uma liga de cobre.

A estrutura de uma hélice de navio é semelhante a de um ventilador, ela é usada para mover o navio através da energia usada pelo motor principal, tal potencia faz com que a hélice gire e realize um empuxo na agua fazendo com essa força da água consiga mover o navio. A hélice do navio deve ser feita de um material resistente e anticorrosivo, já que esta estará debaixo do mar o qual tem uma grande concentração de sais que fazem esta corroer.

Por isso tal peça deve ser construída com uma liga de cobre, já que o cobre tem boa resistência corrosiva, facilidade de criação, elevada resistência mecânica, elevada condutividade térmica e elétrica. Também como uma das aplicações do cobre é a produção de ligas metálicas, uma recomendação de liga metálica produzida com o cobre para a hélice de navio seria o Cuproníquel: Cobre + Níquel, já que este possui uma excelente resistência à corrosão marinha, devido a que o níquel presente nessa liga metálica melhora a resistência a corrosão do cobre.

Referências:

- AÇOS ROMAN. Hélice, Tipos e Construção de Hélices para Navios. Publicado: São Paulo, 2020. Disponível em: < https://aco.com.br/helice-tipos-de-helices-e-construcao-de-helices/ >. Acesso em 22/11/2020.

- HR NÁUTICA. TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS HÉLICES: Modelos, funções e comparativos. Publicado: 12/03/2019. Disponível em:                   < https://www.hrnautica.com.br/helice-modelos-funcoes-e-comparativos/ >. Acesso em 22/11/2020.

- Arruda, A. MODERNOS SISTEMAS DE PROPULSÃO. Publicado: Rio de Janeiro, 2015. Disponível em:                                                                                  < http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000a/00000af2.pdf >. Acesso em 22/11/2020.

- INFOMET. METAIS E LIGAS: Cobre. Disponível em: < https://www.infomet.com.br/site/metais-e-ligas-conteudo-ler.php?codAssunto=109 >. Acesso em 22/11/2020.

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO COBRE. LIGAS DE COBRE. Publicado: São Paulo. Disponível em: < http://www.abcobre.org.br/conteudo/ligas-de-cobre.html >. Acesso em 22/11/2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com