TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Fundações Profundas

Por:   •  24/11/2023  •  Abstract  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE AVALIATIVA PRÉ-MÓDULO

RESPOSTAS

Exercício 1

Estaca hélice contínua

Vantagens:  Alta produtividade comparada a outros tipos de estacas de fundação, não gera vibrações no terreno e pode ser executada acima ou abaixo do lençol freático;

Desvantagens: É um equipamento grande e por isso necessita-se de uma área ampla na obra e de terreno plano ou pouco inclinado para a sua instalação; não podem ser executadas em terrenos com presença de rochas e matacões.

Estaca escavada

Vantagens: Grande mobilidade, versatilidade e produtividade; atingem grandes profundidades e suportam grandes cargas.

Desvantagens: Podem ter custo elevado e necessitar de grandes espaços para poderem ser executadas.

Estaca cravadas

Vantagens: Por se tratar de elementos pré-fabricados, é possível ter um maior controle quanto a qualidade das peças; pode ser executada acima ou abaixo do lençol freático;

Desvantagens: causam movimentos no solo durante a cravação; os golpes aplicados pelo martelo na cravação podem danificar a estrutura.

Estaca raiz:

Vantagens: Podem perfurar e atravessar qualquer tipo de terreno, como matacões, rochas, concreto, entre outros; ausência de vibração no terreno e podem ser executadas em locais de difícil acesso.

Desvantagens: Custo relativamente elevado quando comparado a outros tipos de fundações; demandam alto consumo de cimento e ferragens.

Exercício 2

  1. Um conjunto de fatores, como as características do solo, profundida do lençol freático, magnitude das cargas da estrutura, dentre outros.
  2. Majoritariamente pelo fuste das estacas.
  3. A análise de diversos fatores, tais como características do solo, localização da obra, vizinhança, viabilidade técnica e econômica, dentre outros.
  4. Sim. O recalque é uma característica inerente ao solo.
  5. Existe sempre o tipo de estaca adequada para atender às demandas de cada obra. Não especificamente uma.
  6. A transferência de carga pelo tubulão é similar à transferência de cargas de fundações superficiais, ou seja, por meio da base ou ponta do elemento de fundação;  já para as estacas, essa transferência de carga é majoritariamente pelo fuste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com