TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aula de Ciência dos Materiais

Por:   •  19/10/2020  •  Seminário  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

1ª Avaliação Institucional

Disciplina: Ciência dos Materiais

Docente: Izaura Nogueira

Aluno:

Matrícula:

Curso: NÃO ESQUEÇA DE INDICAR O CURSO EM QUE VOCÊ ESTÁ MATRICULADO!!

A presente avaliação vale 6,00 (seis) pontos, a serem somados com os 4,00 (quatro) pontos das atividades realizadas anteriormente. A entrega deverá ser feita dia 09.10.2020 via MICROSOFT TEAMS.

BOA PROVA!!!

  1. O comportamento de um material sob solicitação mecânica é fundamental na identificação das propriedades de interesse. Uma das características mais importantes dos materiais no estado sólido é a capacidade dos mesmos em resistir ou transmitir tensões. No gráfico tensão x deformação (σ x ε) abaixo, as curvas indicam o módulo de elasticidade (E) de determinados aços. O módulo de elasticidade (E) pode ser considerado como sendo a rigidez ou a resistência do material à deformação elástica (deformação não permanente). Quanto maior o módulo (E), mais rígido será o material, ou menor será a deformação elástica que irá resultar da aplicação de uma dada tensão.

[pic 2]

Quanto ao comportamento dos aços cujos módulos de elasticidade são representados no gráfico acima, assinale a alternativa correta:

  1. Pela definição de módulo de elasticidade (E) apresentada no enunciado, e levando-se em consideração as propriedades dos aços de acordo com o teor de Carbono em sua composição, é correto afirmar que os aços temperados possuem maior dureza, uma vez que a microestrutura predominante nestes aços – Carbeto de Ferro (Fe3C) – obtida através do processo de Têmpera, apresenta a mais elevada dureza dentre todas as possíveis microestruturas de um aço.
  2. Pela definição de módulo de elasticidade (E) apresentada no enunciado, e levando-se em consideração as propriedades dos aços de acordo com o teor de Carbono em sua composição, é correto afirmar que o aço puro possui o menor módulo de elasticidade e, consequentemente, menor ductilidade.
  3. Pela definição de módulo de elasticidade (E) apresentada no enunciado, e levando-se em consideração as propriedades dos aços de acordo com o teor de Carbono em sua composição é correto afirmar que o aço puro possui o menor módulo de elasticidade e, consequentemente, menor tenacidade.
  4. Pela definição de módulo de elasticidade (E) apresentada no enunciado, e levando-se em consideração as propriedades dos aços de acordo com o teor de Carbono em sua composição, é correto afirmar que os aços temperados possuem maior dureza, uma vez que a microestrutura predominante nestes aços – Cementita  – obtida através do processo de Têmpera, apresenta a mais elevada dureza dentre todas as possíveis microestruturas de um aço.
  5. Pela definição de módulo de elasticidade (E) apresentada no enunciado, e levando-se em consideração as propriedades dos aços de acordo com o teor de Carbono em sua composição, é correto afirmar que os aços temperados possuem maior dureza, uma vez que a microestrutura predominante nestes aços – Martensita– obtida através do processo de Têmpera, apresenta a mais elevada dureza dentre todas as possíveis microestruturas de um aço.

  1. Leia atentamente o fragmento de texto abaixo e responda o que se pede:

Hidrogênio metálico foi finalmente criado em laboratório?

Coloque o hidrogênio em pressões absurdas e pronto – você tem hidrogênio metálico. Isso é fácil quando se tem um meio extremo como a gravidade de Júpiter, mas extremamente difícil para meros mortais. Nos últimos anos ocorreram algumas reivindicações de pesquisadores a descoberta do hidrogênio metálico, em meio à corrida pelo feito, mas nenhum foi confirmado. Um dos últimos grupos a assumir autoria pelo feito foi em 2019. Eles dizem ter conseguido realizar com uma pressão equivalente a cerca de 4 milhões atmosferas terrestres – em 2020 eles podem ter dado um novo passo. Para isso, eles espremeram o hidrogênio entre dois diamantes, um método que já fora utilizado por outros grupos. Segundo eles, a inovação está no formato da peça, que possibilita pressões maiores. Enquanto aumentavam a pressão, eles lançaram um feixe de luz síncrotron no hidrogênio, e quando a pressão de aproximadamente 4 milhões de atm foi atingida, o hidrogênio se tornou opaco, ou seja, a luz não o atravessava mais. 

Disponível em: < https://socientifica.com.br/hidrogenio-metalico/>

Acesso em 27 de setembro de 2020.

O texto acima relata a possível descoberta de um grupo de cientistas, os quais alegam ter transformado o Hidrogênio, um elemento químico não-metálico da tabela periódica, em Hidrogênio sólido com características metálicas. O processo de transformação através da aplicação de pressão pode ser ilustrado através da figura abaixo:

[pic 3]

Fica claro através da imagem que, com a aplicação de elevadas pressões, ocorre uma mudança na configuração espacial dos átomos que formam a estrutura cristalina deste material. A respeito destas transformações estruturais, pode-se afirmar que:

  1. Existem parâmetros que podem ser controlados externamente que irão afetar a estrutura cristalina dos materiais, sendo eles pressão, tempo e temperatura.
  2. Existem parâmetros que podem ser controlados externamente que irão afetar a estrutura cristalina dos materiais, sendo eles pressão, composição química e temperatura.
  3. Existem parâmetros que podem ser controlados externamente que irão afetar a estrutura cristalina dos materiais, sendo eles pressão, composição química e tempo.
  4. Existem parâmetros que podem ser controlados externamente que irão afetar a estrutura cristalina dos materiais, sendo eles pressão, calor e temperatura.
  5. Existem parâmetros que podem ser controlados externamente que irão afetar a estrutura cristalina dos materiais, sendo eles pressão, teor de Carbono no material e temperatura.

  1. A tabela abaixo relaciona o material com a sua respectiva classe, através das linhas A, B, C, D, E e F.  

Material

Classe

A

Óxido de Alumínio – Al2O3

MATERIAL CERÂMICO

B

Amálgama dental – liga composta de prata (Ag), estanho (Sn), mercúrio (Hg) e outros metais na qual a percentagem de mercúrio varia de 43 a 54%.

MATERIAL METÁLICO

C

Teflon – Politetrafluoretileno

MATERIAL POLIMÉRICO

D

Aço Inoxidável – Fe – C – Cr

MATERIAL COMPÓSITO

E

Borracha vulcanizada

MATERIAL COMPÓSITO

F

Silicato de alumínio hidratado (argila) – 2SiO2.Al2O3.2H2O

MATERIAL METÁLICO

Quais as linhas da tabela acima que fazem a apropriada correlação Material x Classe?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (222.9 Kb)   docx (115.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com