TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula - Identificando As Características De Diferentes Materiais

Por:   •  15/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 4

Plano de Aula

Tema: Identificando as características de diferentes materiais

Habilidade/Objetivo (retirado da BNCC):

(EF01CI01) Características dos materiais

Conteúdo (descrever os conceitos principais a serem trabalhados)

Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.

Sequência didática (descrever as ações, entre 3 a 7, necessárias para alcançar o objetivo)

Aula 1 – Apresentando diferentes materiais

Duração: uma aula de 40 minutos.

. Para iniciar esta aula, fazer um levantamento sobre o conhecimento prévio que os alunos possuem de como diferentes materiais são utilizados na fabricação dos objetos. Procurar diferenciar “material” de “objeto” e explique como esses conceitos estão relacionados.

A conversa pode ser orientada por questões como:

• As portas de suas casas são todas iguais?

• De que material são feitas as portas de suas casas?

• Alguém já viu alguma porta feita de papel?

• De que material são feitos os copos em que bebem água?

• Vocês acham que o vidro seria um bom material para fazer um caderno?

Em seguida, seria um bom momento para mostrar aos alunos as imagens de portas feitas de diferentes materiais: de metal, de madeira, de plástico e de vidro. Oralmente, questione sobre as características de cada uma e o que possivelmente motivou a escolha de cada um dos materiais de que são feitas. Ainda utilizado o exemplo de portas: os alunos, provavelmente, dirão que o papel não é um bom material nesse caso e que não possui muita resistência. É possível que algum aluno mais atento diga que nos filmes e desenhos animados que exibem casas no Japão, as paredes e portas são feitas de papel. É verdade, mas, no nosso padrão de construção, o papel não serve nem para paredes nem para portas e janelas. Reflitam sobre os vários materiais de que são feitas as portas e quais as características de cada material. Relacionar essas características com a nossa escolha por um ou outro na fabricação. Por exemplo, que material é, geralmente, usado em portas de entrada? Poderão citar madeira ou ferro, pois são mais resistentes. Portas de vidro permitem ver o lado de fora ou deixam o ambiente iluminado. Poderão pensar ainda em características e qualidades como: resistência, luminosidade, privacidade, adaptação a lugares pequenos, dentre outras. Mostrar a importância da escolha de materiais para todos os objetos.

Aula 2 – Escolhendo materiais para diferentes objetos

Duração: uma aula de 40 minutos.

Para introduzir esta aula, distribua uma folha de sulfite por aluno e peça que façam uma lista com nomes de objetos e outra com nomes de materiais. Em seguida, motive-os a discutir, com base em suas listas, quais materiais seriam melhores para quais objetos. Por exemplo, se eles listaram um lápis: sabe-se que um lápis é normalmente feito de madeira.

Algumas questões podem ajudar neste momento:

• Como seria, por exemplo, um lápis feito de vidro?

• Que vantagens e desvantagens haveria na confecção de um lápis de vidro?

• O que aconteceria se um lápis de vidro caísse no chão?

Dessa forma, os alunos estarão analisando as características de cada material, relacionando-o com o objeto em questão. Após essa listagem, discuta sobre os materiais e seus usos: estimule os alunos a perceberem que uma propriedade que pode ser boa para um objeto pode não ser para outro, dando exemplos como: o plástico usado em uma mangueira é bom, pois confere maleabilidade a ela, enquanto em uma porta, pode conferir pouca resistência, ideal apenas para ambientes internos; o vidro pode ser um bom material para fazer janelas de ambientes que precisam ter boa iluminação, mas não seria um bom material para fabricar bolas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com