TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Automação da Produção

Por:   •  12/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

...............................................................................................................................

NOME DO CURSO – ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

NOME: MARCELO MESQUITA CONSTANTINO – RA 241392014

AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO

...............................................................................................................................

Guarulhos

2017

NOME: MARCELO MESQUITA CONSTANTINO

AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso [Engenharia da Produção] da Faculdade ENIAC para a disciplina  [Automação da produção].Prof. [Fabio Vieira]

Guarulhos

2017


[pic 2]

SÍNTESE

Sistemas flexíveis de manufaturas

É um tipo de manufatura celular, sendo uma das mais automatizada e sofisticada  do grupo de celulas de tecnologia de grupos, o grande destaque é a integração em um único sistema de muitos conceitos e tecnologias. Este sistema teve inicio na Grã-Bretanha nos anos 1960.por ser um sistema caro é essêncial que a demanda de produção seja alta anualmente, caso contrario a empresa terá prejuízo.

A diferença entre um o FMS é o alto investimento pois requer a instalação de novos equipamentos, já as células manuais muitas vezes requer apenas reorganização das já existentes, mas uma coisa é certa existe vantagens potenciaias enorme coparadas uma com a outra.Um FMS se baseia na auta tecnologia de grupos.

Importante salientar que para ser considerada um sistema flexível precisa obedecer quatro principios.

1° teste de variedade de peças.

2° teste da mudança de programa.

3° teste da recuperação de erro.

4° teste das novas peças.

Uma celula flexível consiste de uma ou mais estações de trabalho, um FMS possui algumas estações de trabalhos conectadas mecânicamente e eletronicamente à mais que as FMC, mas é discutivel profissionalmente.Uma coisa é certa as FMS são muito mais sofisticadas e mais completas também logo o valor maior deste sistema.

Temos o FMS dedicado que produz uma variedade limitada de tipos de peças, já o de ordem aleatória é quando o lote é maior e temos uma variedade de peças. Apesar do FMS ser automatizado se faz necessária as pessoas para gerar e administrar o sistema, sendo a mairo parte do processo automatizado por máquinas CNC.

Importante ns estações de trabalho garantir a ergonomia dos trabalhadores quando da carga e descarga podendo também ser automatizada este processo, na parte de usinagem temos os centros de usinagens trabalhos CNC.Já na parte de montagem os sistemas automatizados estão substituindo os trabalhos manuais gradativamente, existe cinco  categorias de layout do FMS sendo cada uma especifica para os tipos de trabalhos que melhor se encaixe.

Um sistema de computador de FMS consiste em um computador central e outros distribuidos pelas máquinas, onde será controlado toda produção como estações de trabalho,monitoramento de peças, controle de carros, etc, tudo sendo controlado por um sistema central.

É indispensável o trabalho humano neste sistema FMS pois em certos momentos será necessário gerenciá-los e fazer trocas de peças brutas muitas vezes com pontes etc.

Uma vantagem bastante importante salientar é a implantação do FMS em fresamento e perfurações do que se implantar em processos de torneamento de FMS.

Principais vantagens do FMS, maior utilização das máquinas, quantidade menor de máquinas, mais espaços na fábrica, melhor a resposta da fabrica,menos estoques, prazos menores, aumento da produtividade, entre outros supracitados no livro.

É importante que a implantação seja bem planejada devido ao auto custo do sistema como máquinas, ferramentas, pessoas para gerir o sistema.

Sua fase inicial de implantação necessita de saber-mos qual tipo de peças será fabricadas, volumes das peças, caracteristicas das peças, variações, manuseios etc.

 A otimização de recursos se faz necessárias para atender aos objetivos do FMS que nada mais é que o lucro, stisfação dos cliêntes e qualidade se atentando aos problemas relacionados a cada área supracitada no texto., como alguns exemplos carga de máquinas, roteamento, agrupamento de peças, analises quantitativas de peças que ajudará muito nas análises muito utilizados os modelos matemáticos atuais.

Um modelo gargalo de produção podem ser utilizados para fornecer estimativas para o FMS  sendo que o termo gargalo é utilizado para uma saída superior, como todo sistema é importante medir para comparar e nada melhor que ter dados da taxa de produção de todas as peças, de cada tipo de peças, as diferenças de varios tipos de trabalhos.

 


Questões de revisões

  1. Cite três situações de produção em que a tecnologia FMS pode ser aplicada?

- A fábrica atualmente produz peças em lotes ou usa células de tecnologia de grupo.

- É possivel agrupar em familia uma parte das peças produzidas na fábrica, cuja as semelhanças permitem que sejam processadas nas máquinas.

- As peças ou produtos produzidos pela fábrica estão na faixa de produção de médio volume e média variedade.

  1. O que é um sistema flexivel de manufatura?

É uma célula de manufatura altamente automatizada, composta por um grupo de estações de processamento.interligadas por um sistema automatizado manuseio e armazenamento de material e controlada por um sistema de distribuido de computação.

  1. Quais são as três capacidades que um sistema de manufatura precisa possuir para ser flexível?

1° a capacidade de identificar e distinguir os diferentes tipos de peças ou produtos processados pelo sistema, 2°a rápida troca das instruções operacionais e 3° da configuração fisica.

  1. Cite os quatros testes de flexibilidade que um sistema de manufatura precisa satisfazer para ser classificado como flexível?

Teste de variedade de peças, teste da mudança de programa, teste da recuperação de erro,teste das novas peças.

  1. Qual é a linha divisória entre uma célula flexível de manufatura e um sistema flexível de manufatura no que se refere ao número de estações de trabalho no sistema?

Um FMC possui dua sou três máquinas, enquanto ujm FMS possui quatro ou mais. Normalmente existe outras diferência também. Uma delas é que o FMS em geral inclui estações de trabalho não processadoras que apoiam a produção de trabalho não processadoras de produção, mas não participam diretamente dela. Essas funções adicionais são mais necessárias em um FMS do que uma FMC, já que o FMS é mais complexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (58.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com