TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Automação da produção

Por:   •  19/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO

NOME - RA

Sistemas flexíveis

Portfólio N° 01

...............................................................................................................................

GUARULHOS

2016

NOME - RA

Sistemas flexíveis

Portfólio N° 01

Trabalho apresentado ao Curso (ENGENHARIA DA PRODUÇÃO)  da Faculdade ENIAC para a disciplina  [automação da produção].

Prof. DOUGLAS MERLIN

GUARULHOS

2016

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

Síntese:

O Sistema flexível de manufatura não esta somente interligado a sistemas de automação ou suas derivações, e sim um sistema com tecnologias avançadas que são usadas em várias células de estações modulares, são sistemas de manufatura do tipo máquinas CNC, computadores integrados em rede de produção automatizado etc.

No início o Sistema flexível de manufatura era voltado ao uso na área de usinagem no qual se desenvolveu o controle numérico usado até nos dias de hoje em tornos do tipo NC, que logo mais se tornaria CNC, tudo isso nasceu da ideia de máquinas que fossem cada vez mais eficientes acreditavam que o avanço da produtividade e qualidade se dava ao ingresso de tecnologia aplicada a produção e estam certos, pois não se consegue evoluir se progressos tecnológicos contudo aos poucos as maiores industrias dos Estados Unidos passaram a introduzir elementos e sistemas sofisticados para acompanhar a sua demanda crescente nos negócios, quanto mais foram se conhecendo as tecnologias de sistema flexível de manufatura passou-se a ter um avanço na qualidade de serviços e produtos.

O Sistema flexível de manufatura é considerada uma célula de manufatura altamente automatizada que são composta por estações de processamento geralmente as citadas anteriormente do tipo (comando numérico CNC) totalmente automatizada tando no manuseio quanto no armazenamento de material todas controlados por computador.

Podemos usar as iniciais FMS, que é usado para identificar sistemas flexível de usinagem, esse termo é inglês.

A palavra flexibilidade do sistema de manufatura é simplesmente explicada de forma simples por esse ex: imagine duas maquinas do tipo CNC no qual é alimentada por um robô com função de alimenta-las onde existe uma terceira parte automatizada que pode ser uma esteira do tipo carrocel que serve para distribuir material por toda a célula, vamos imaginar o quanto esta instalação é flexível, para produções em massa é uma ótima opção, por sua vez a flexibilidade se dá uma vez que são duas opções de máquinas CNC na linha que podem variar a produção de acordo com as necessidades da empresa.

O numero de máquinas nos Sistema flexível de manufatura não são exatos podem variar de acordo com o tipo de sistema integrado nas operações, é definido que a quantidade de quatro máquinas como a que separa um FMS de um FMC. Explicando melhor, um FMC pode possuir de duas a três máquinas e as FMS quatro ou mais, geralmente as do tipo FMS são bem maiores e mais sofisticadas e complexas.

Os níveis de flexibilidade são um tipo de classificação de aplicação especifica no qual vai ser aplicada, as mais comuns são FMCs E FMSs.

As do tipo FMC é usada para produzir uma variedade limitada de tipo de peças toda sua variedade possível já é conhecida de todos os envolvidos, quanto as FMS é o inverso da citada anteriormente, é indicada para uma grade grande de peças e é possível qualquer tipo de variação;

Existem três categorias de células e sistemas flexíveis: célula de máquina única, célula flexível de manufatura e sistema flexível de manufatura conforme figura:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        [pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (60.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com