TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Barragem de Pirapora do Bom Jesus

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 6

FACI DEVRY

Barragem de Pirapora do Bom Jesus

Belém - PA

2017

Barragem de Pirapora do Bom Jesus

Trabalho acadêmico de Engenharia Civil apresentado a Instituição de ensino Faci Devry, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Recursos Hídricos ministrada pelo Prof. Manuel Henrique.

Belém

2017

Sumário

1.Introdução        3

2. O Município        4

3. A Barragem de Pirapora        5

4. Conclusão        10

1.Introdução

A barragem é elemento estrutural, construído transversalmente à direção de escoamento de um curso d’água. São construídas  para armazenar a maior quantidade de água possível, seja fluvial ou pluvial. São vários os objetivos que regem a construção de uma barragem, podendo ser exploradas em conjunto ou até mesmo individualmente.

Para a população são elementos indispensáveis. Foram fundamentais ao desenvolvimento da espécie humana.

Elas podem ser classificadas de desvio ou de retenção, depende da sua finalidade de armazenamento.

 As barragens que servem para captar água são as de armazenamento, principalmente durante períodos de cheia, objetivando seu uso no período de estiagem ou seca. Vários pequenos empreendimentos fazem uso desta finalidade, como por exemplo, os açudes. Podem, todavia, serem utilizadas para suprimento de água, recreação, pesca, geração de energia elétrica, irrigação, etc.

Já as barragens de desvio são feitas para proverem, de água, os canais ou outros sistemas de abastecimento. São mais utilizadas nos sistemas para abastecimento da rede municipal e industrial, e também para irrigação.

As barragens de retenção são construídas para o controle de enchentes, minimizando seus efeitos adversos e repentinos. Tais barragens consistem em dois tipos principais: Àqueles em que a água é represada temporariamente e liberada através de uma estrutura de escoamento, em uma vazão que não exceda à capacidade do canal a jusante. E àqueles em que a água é retida, tanto quanto possível, para se infiltrar no subsolo. O principal propósito, neste caso, é a recarga do lençol freático. Algumas barragens desta finalidade são utilizadas também para reter sedimentos. São conhecidas como barragens de entulho.

2. O Município

Atualmente, Pirapora do Bom Jesus é um município do Estado de São Paulo, pertencente à Região Metropolitana de São Paulo junto com mais 38 municípios. À distância da capital paulista é de 54 Km aproximadamente (SEADE, 2005).

[pic 1]

(Município de Pirapora do Bom Jesus as margens do Tietê, rio onde está situada a barragem.)

3. A Barragem de Pirapora

A barragem de Pirapora encontra-se no Estado de São Paulo, mais precisamente no Rio Tietê no ponto de onde passa pelo município de Pirapora de Bom Jesus. Teve o seu projeto e construção feitos pela LIGHT, entrando em operação na década de 50. Na época teve como seu objetivo reter as vazões do Rio Juqueri aproveitá-las para a geração de energia para a Usina Henry Borden, em Cubatão, em São Paulo. Nos dias de hoje sua finalidade é acumular as águas do rio Tietê, auxiliando a Barragem de Rasgão na produção de energia elétrica, o controle de cheias do Alto Tietê, procurando evitar inundações no Médio Tietê e, em especial, no município de Pirapora do Bom Jesus.

        Trata-se de uma barragem de gravidade executada em concreto armado, constituída por contrafortes e por uma parede de base larga, à qual se integra um vertedouro com dois vãos. A barragem possui cerca de 85 m de extensão na crista e 25 m de altura.

        [pic 2]

        (Barragem Pirapora do Bom Jesus.)

[pic 3]

Os moradores de Pirapora sofrem com alagamentos nos períodos de chuva, pois as comportas da barragem são abertas para evitar o transbordamento na parte alta da represa, e como o centro do município fica na parte baixa os alagamentos são freqüentes. Outro problema grave é que devido a elevada altura de seus vertedores, quando a água é liberada, temos a produção de elevada quantidade de espuma, devido a poluição do rio Tietê. O fenômeno ocorre na cidade há mais de 40 anos. De acordo com um relatório da Cetesb, “as descargas indiscriminadas de detergentes nas águas levam à formação de espumas, como ocorre no Rio Tietê ao longo das cidades de Santana do Parnaíba, Salto e Pirapora do Bom Jesus. E um dos casos mais críticos de formação de espumas, talvez no mundo inteiro, ocorre exatamente no Município de Pirapora do Bom Jesus, que recebe seus esgotos em grande parte sem tratamento. A existência de corredeiras leva ao desprendimento de espumas que formam continuamente camadas de mais de 50 cm sobre o leito do rio sob a ação dos ventos, e a espuma contaminada biologicamente, se espalha sobre a cidade, impregnando-se na superfície do solo e dos materiais tornando-os oleosos”. Essas espumas chegam a atingir praças e casas da cidade, atingindo até quatro metros de altura acima das ruas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (642.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com