TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPETIÇÃO DE CATAPULTAS TREBUCHET

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.199 Palavras (9 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Anderson Iran dos Santos

Clésio Silva Neto

Fábio Luis de Souza Ribeiro

João Batista de Andrade Júnior

Marcelo Carvalho Lima Neto

Matheus Miron da Costa

Rachel Vieira Alves

Vanessa de Cássia Rocha Loiola

COMPETIÇÃO DE CATAPULTAS TREBUCHET

Pouso Alegre 2018

Anderson Iran dos Santos

Clésio Silva Neto

Fábio Luis de Souza Ribeiro

João Batista de Andrade Júnior

Marcelo Carvalho Lima Neto

Matheus Miron da Costa

Rachel Vieira Alves

Vanessa de Cássia Rocha Loiola

COMPETIÇÃO DE CATAPULTAS TREBUCHET

A competição de Catapultas Trebuchet visa estimular a criatividade e o aprendizado, permitindo a unificação do conhecimento acadêmico. O desafio desta atividade, também permite o desenvolvimento de técnicas de planejamento; sendo este requisito de avaliação do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário UNA, objeto da disciplina Laboratório de Práticas Integradas.

Professor orientador: Alfran Oliveira Lima

Pouso Alegre 2018

RESUMO

        A competição de catapultas Trebuchet, do Instituto Politécnico, do Centro Universitário UNA Pouso Alegre, tem por objetivo estimular a criatividade e o aprendizado, permitindo a unificação do conhecimento acadêmico. O uso do jogo da Catapulta permite também o aprendizado de técnicas de planejamento.

        O campeonato de Catapultas Trebuchet tem como objetivo a unificação do conhecimento teórico com a aplicação prática, visando a integração entre diversas disciplinas e conteúdos vistos em seus cursos.  

        A seguir, listamos algumas das principais premissas consideradas para o desenvolvimento desta competição:

  • A competição é de precisão, o projétil (bola de tênis) será lançado visando um alvo que estará com seu centro posicionado a uma distância de 10 metros do ponto de lançamento;
  • Toda catapulta deve ser construída de madeira, que poderá ser de qualquer espécie;
  • As dimensões da catapulta não devem ser superiores a 100 cm de comprimento, 70 cm de largura e 100 cm de altura, não havendo restrições de dimensões mínimas. As medidas serão avaliadas com a catapulta armada na posição de arremesso;
  • As catapultas serão avaliadas nos quesitos: prova de precisão e criatividade na construção;
  • Em relação a criatividade, as catapultas serão avaliadas de acordo com os seguintes quesitos, possuindo todos o mesmo peso: estética, originalidade do projeto e robustez do protótipo;
  • Serão três lançamentos em sequência, valendo, ao final, a melhor marca alcançada pela equipe.

        

        

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO5

2 - OBJETIVO8

3 - DESENVOLVIMENTO9

4 - CONCLUSÃO14

5 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS15

6 - ANEXOS16


1 – INTRODUÇÃO

        

A História da Catapulta

        Não se sabe quando as catapultas surgiram, uma arma de cerco, que seria mais tarde usada pelos gregos, tendo seu auge durante o Império Romano e Idade Média, mas foram substituídas por canhões de pólvora.

        A catapulta armazena energia para liberar de uma única vez. As catapultas tinham como função inicial a derrubada de muros de castelos e fortes com o uso de pedras. Com o tempo ela foi usada para atear fogo nas cidades fortificadas usando pedras banhadas com líquidos inflamáveis ou até mesmo ferro quente. Era possível também usar a catapulta como arma biológica, arremessando carcaças de animais doentes, para infectar quem estivesse protegido pelos muros de uma fortificação. Também foram usadas em campos abertos, para isso, era necessário fazer marcas de alcance. Mantinha uma boa distância do exército inimigo e atiravam pedras de teste, a fim de marcar uma faixa de distância. Assim quando os exércitos inimigos entrassem nesta faixa de alcance, os projéteis eram arremessados, o que destruía a formação inimiga.

        Catapultas Medievais variaram muito em forma, tamanho e modelo. Alguns deles são:

Trebuchet[pic 1]

        É a mais antiga entre as armas de cerco e também a mais poderosa e eficaz. 

        A Trebuchet é diferente de outros tipos de catapultas pois, enquanto na maioria em catapultas, a força necessária para lançar o objeto é gerada pela tensão na corda, uma Trebuchet usa um contrapeso de grande massa que é instrumental na projeção do objeto ligado à extremidade oposta. Muitos acreditam que o projeto básico da Trebuchet foi concebido desde o shadouf, um dispositivo antigo usado para retirar água dos córregos. O shadouf é um dispositivo simples que consiste em uma vara que é equilibrada no centro, semelhante a moderna gangorra que você encontra em playgrounds. Em uma extremidade da vara, um peso pesado tal como uma pedra era ligada enquanto um balde estava conectado à outra extremidade com uma corda de comprimento. A corda era puxada para baixo até que o balde fosse preenchido com água, à medida que a corda fosse libertada. No momento em que a extremidade da vara ligada à pedra pesada seguia para baixo, o balde de água era puxado para cima. 

Ballista[pic 2]


        A Ballista foi inventada pelos gregos. A segunda arma mais antiga na história, o nome é derivado dos Balistes, palavra grega que significa 'jogar'. Foi utilizada para disparar flechas e outros objetos afiados e também foi chamada: máquina dardo de arremesso. Esta arma era imóvel e tinha que ser construída no local da guerra. 

        A Ballista funciona segundo o princípio da catapulta onde a tensão de uma corda entrançada é usada para jogar pedras enormes a velocidades elevadas ao longo de uma trajetória plana. Era um dos instrumentos mais precisos de cerco da era medieval, mas sua desvantagem era seu curto alcance.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (985.5 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com