TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cinemática dos Fluidos

Por:   •  8/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Fenômenos de transporte

Cinética dos fluidos

CCE0187

     

4° Período

  1. Resumo do projeto:

        Cinemática dos fluidos é a parte da Mecânica dos Fluidos que estuda o movimento e a vazão de uma massa fluida entre superfícies delimitadas sob a ação da gravidade ou pressão externa.Esse experimento tem como objetivo principal à determinação da vazão, o cálculo da velocidade média e o número de Reynolds. A vazão é o volume de certo fluído que passa por uma determinada seção de um conduto que pode ser livre (canal, rio ou tubulação) ou forçado (tubulação com pressão positiva ou negativa) por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume escoa. Nesse experimento determinamos as vazões de um líquido em uma proveta através de um orifício/furo.

2. OBJETIVO:

        Verificar a vazão da torneira, a velocidade do líquido e o valor de Reynolds.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

        No presente trabalho baseados nos princípios da hidrodinâmica onde o fluído é tratado com ideal, será apresentado o cálculo da vazão. A partir de equipamentos simples como tubo de acrílico, cronômetro, paquímetro, é possível determinar a vazão de água em uma torneira. Os resultados obtidos demonstram que quanto maior a abertura da torneira, maior a vazão e maior a velocidade.Considere que ao mesmo tempo em que a torneira é aberta um cronômetro é acionado. Supondo que o cronômetro foi desligado assim que o tubo de acrílico chegou à marcação de 850 ml, marcando um tempo t, uma vez conhecido o volume V do balde e o tempo t para seu completo enchimento, a equação é facilmente aplicável resultando na vazão volumétrica desejada.

4. METODOLOGIA:

        4.1. PROCEDIMENTOS

1º Procedimento- Verificar o valor da vazão, utilizando o cronômetro e o tubo de acrílico. Deixando a torneira aberta, com o auxílio do componente do grupo com cronômetro na mão, é colocado o pote de acrílico para encher até a medida de 850 ml, juntamente com o acionamento do botão do cronômetro, onde foi encontrado o tempo de 12,35 segundos.

Q= = = 0,0688 L ou 6,88./s[pic 1][pic 2][pic 3]

2º Procedimento- Verificar a velocidade, com o resultado da vazão.

V= 4 = 4 = =6,088.l/s[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

3º Procedimento- Achar número de Reynolds, com auxílio da tabela da massa específica, e aferindo a temperatura da água dentro do tubo de acrílico, onde foi encontrado 25°C.

ρda água= 1000

Re===8,209.Re[pic 8][pic 9][pic 10]

5. CONCLUSÃO

        Após a execução do experimento concluímos que a vazão é de 0,0688 L/s, a velocidade é de 6,088. l/s e que o número de Reynolds numa temperatura de 25° C é 8,209.Re,portanto concluímos que o escoamento é laminar.[pic 11][pic 12]

6. BIBLIOGRAFIA

-https://www.agro.ufg.br/up/68/o/1.1.2__Propriedades_dos_fluidos.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com