TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Classificação dos Cabos de Aço

Por:   •  10/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4
  1. INTRODUÇÃO

Desde os primórdios convive-se com a necessidade de mover e/ou transportar objetos, sejam eles das mais variadas formas e tamanhos, leves ou extremamente pesados. Registros históricos indicam o uso de equipamentos para movimentação de cargas a partir do século I d.C, porém, com restrições de giro, equilíbrio, altura de içamento e mobilidade.

Dentro deste contexto, destaca-se um importante equipamento utilizado no transporte de cargas, os cabos de aço, que além desta como sendo sua principal função, possui inúmeras outras, desde uma simples aplicação em embreagens de automóveis - que não requer esforços extremos – até o içamento de cargas de milhares de toneladas, como em guindastes, escavadeiras, pontes rolantes, etc.

Assim, os cabos de aço podem ser definidos como um conjunto de arames de aço torcidos, dispostos em pernas e essas pernas torcidas em torno de uma alma, podendo ser de fibra ou de aço. São elementos de transmissão que suportam forças tanto de tração quanto de compressão e podem se deslocar nas posições horizontal, vertical ou inclinada.

Motivados pelas inúmeras aplicações e importância dos cabos de aço na engenharia, este estudo tem como objetivos apresentar a composição e os tipos de cabo de aço, suas aplicações, defeitos comuns decorrentes da utilização destes equipamentos e como fazer o dimensionamento correto e posteriormente pedir um cabo de aço.

  1. Classificação dos Cabos de Aço

Cabos de aço podem ser definidos como um conjunto de arames de aço torcidos, dispostos em pernas, e essas pernas torcidas em torno de uma alma, podendo ser de fibra ou de aço. Sua finalidade é obter maior resistência, flexibilidade e segurança em suas aplicações. Quanto à composição dos cabos de aço, são compostos por uma alma e pernas. A alma é o centro em torno do qual as pernas são dispostas em forma de hélice, já as pernas, são um conjunto de arames torcidos, em forma de hélice, podendo ou não ter um núcleo ou alma, constituído por um arame ou outro material metálico.

São designados como, por exemplo, cabo de aço 28 mm 6 x 7. O primeiro número é o diâmetro da corda. O segundo e o terceiro são os números de cordões (pernas) e o número de fios (arames) em cada cordão, respectivamente.

   [pic 1]

2.1 Quanto ao tipo de distribuição dos fios

Os cabos de aço recebem uma classificação quanto aos tipos de distribuição dos fios nas pernas. Existem vários tipos de distribuição de fios nas camadas de cada perna do cabo, mas os tipos de distribuição que apresentaremos são os principais:

Distribuição Normal: Os fios dos arames e das pernas são de um só diâmetro

Distribuição seale: As camadas são alternadas em fios grossos e finos

[pic 2]

Distribuição Filler: as pernas contém fios de diâmetro pequeno que são utilizados como enchimento dos vãos entre os fios mais grossos.

[pic 3]

Distribuição Warrington: os fios das pernas possuem diâmetros diferentes numa mesma camada.

[pic 4]

  1. Quanto ao tipo de alma

As almas dos cabos de aço podem ser feitas de vários materiais, de acordo com a aplicação desejada. Existem, portanto, diversos tipos de alma, dos quais veremos os mais comuns:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (392.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com