TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consistência do solo e limites de atterberg

Por:   •  29/10/2017  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

A consistência do solo e os limites de atterberg inferem na mudança das propriedades dos solos finos de acordo com a alteração da umidade.

Sendo assim, a determinação desses limites será essencial para os solos que estão suscetíveis à problemas ambientais, como erosão, alagamento, inundação, rupturas de encostas, justamente porque esses fenômenos são influenciáveis pela alteração de água no solo.

  • Erosão

A erosão é o processo pelo qual o solo é desagregado, dissolvido, desgastado e transportado. A erodibilidade de um solo é medido de forma integrada com os processos de infiltração da água e a resistência do solo à desagregação,

limite de liquidez, que irá medir o mínimo de aporte de água que aquele solo é capaz de receber e fluir, ou seja, uma inferência para sua resistência à erosão sob aumento de umidade,

bem como o limite de plasticidade, sendo uma medida indireta para a relação entre o teor de umidade e o aparecimento de fissura e a possível desagregação daquele solo

 limite de contração que poderá ser medido de forma a analisar a estabilidade de um solo que tenha sofrido com a erosão e tenha sido transportado para uma área menos úmida por exemplo.

  • Inundações e alagamentos

Os dois processos têm em comum o fato de que há um transbordamento de água, seja de sistemas de drenagem, precipitação ou aumento de volume de trechos de rios ou lagos. Isso gera uma acumulação dessa água em área urbana e o aumento da umidade daquele solo.

Nesse caso, o ensaio geotécnico do limite de liquidez, no qual o solo sairá do estado plástico, um fluxo que já é visto como uma condição falha do solo, para um comportamento semelhante a um líquido, tendo seu comportamento de escoamento, velocidade e percolação alterado num ambiente urbano, além do transporte de massa e contaminantes.

  • Rupturas de encostas

Os fatores que irão alterar a estabilidade de maciços, principalmente na camada de solo, são: a morfologia do terreno, presença de sobrecarga, resistência ao cisalhamento do solo e a presença de água.  

Mais uma vez a determinação do Índice de Plasticidade do solo e, consequentemente, seus limites de liquidez e plasticidade, serão parâmetros para definir até que ponto a umidade interferiu na estabilidade e o deixou suscetível à ruptura.

Além disso, no que diz respeito à resistência ao cisalhamento do solo, o estudo da consistência daquele solo e do seu índice de plasticidade será determinante para prever, a que tensões e deformações, aquele solo poderá receber e ser aporte para obras de engenharia e que técnicas serão adequadas para aprimorá-lo e conservá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com