TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Industrializada Sustentável

Por:   •  18/9/2018  •  Resenha  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA SUSTENTÁVEL

1 Arielly Ferraz Lopes

Disciplina Construção Civil – Curso Engenharia Civil – Discente – Cescage.
E-mail: arielly_ferraz15@hotmail.com

Resumo - Diante da alta quantidade de resíduos liberados nos processos construtivos, detectou se a necessidade de desenvolver novas tecnologias de construção, de forma a reduzir o impacto ambiental causado e favorecendo o setor econômico, social e ambiental. O objetivo também é manter a qualidade, aumento da produtividade e reduzir o custo, ou seja, processos construtivos industrializados sustentáveis.

Desenvolvimento

A industrialização pode ser definida como uma maneira mais veloz, econômica e eficiente para execução de uma determinada atividade. Na construção civil nos deparamos com uma necessidade de execução em menor escala de tempo, maior produtividade e sem grande investimento inicial, o que tem gerado desenvolvimento da industrialização nessa área.
Com esse desenvolvimento, nos deparamos com uma grande oferta de tecnologias que abrangem a industrialização. O que é muito benéfico, pois há uma comparação de qualidades e diferentes tecnologias construtivas.
O processo construtivo industrializado causa menos impacto ambiental durante a execução e também reduz resíduos de concreto e de diversos materiais, pois o canteiro de obra se torna local apenas de montagem do pré fabricado e não de construção do mesmo, o que diminui também a mão de obra.
Entretanto, a indústria ainda busca diminuir o impacto ambiental causado pela construção civil pois há uma grande demanda da sociedade que, não apenas tem exigido a sustentabilidade na construção civil, mas nos setores em geral para preservação do meio ambiente.
A construção civil é a causa de grande parcela do impacto ambiental, devido à grande quantidade de resíduos que o processo construtivo libera, e sem reaproveitamento. Em função disso, hoje nos deparamos com um alavancado desenvolvimento na construção industrializada sustentável com alternativas sustentáveis de forma que alcance o objetivo mantendo a produtividade e visando contribuir para a preservação do meio ambiente.
Pode se dizer que a construção é considerada sustentável quando abrange o desenvolvimento econômico, social e ambiental. (PEREIRA, 2009).
A construção sustentável foi desenvolvida em base de soluções tecnológicas que utiliza de forma inteligente dos recursos naturais como agua, energia elétrica, redução da emissão de gases de efeito estuda. Não apenas no processo de execução, como também no uso e na manutenção da edificação, que tem o objetivo de causar menos impacto ambiental favorecendo o meio ambiente.
Não existem normas estabelecidas do governo que classifiquem a obra como sustentável, o que dificulta a implementação de um conceito definido.

        

Referências

1.ENCONTRO NACIONAL SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS,Volta Redonda. O MATERIAL SUSTENTÁVEL E A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL. 10 p.

2. ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA, 15., 2009, São José dos Campos. Levantamento e análise de processos construtivos industrializados sob a ótica da sustentabilidade e desempenho. 7 p.

3. LACERDA, Juliana Ferreira Santos Bastos de. Avaliação da sustentabilidade na construção civil dos sistemas construtivos convencional e industrializado no Brasil. 2014. 136 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Aeronáutica, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Campo Monte Negro, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (297.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com