TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção de Uma Máquina de Salt Spray

Por:   •  8/6/2020  •  Artigo  •  3.217 Palavras (13 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 13

CONSTRUÇÃO DE UMA MÁQUINA DE NÉVOA SALINA ATENDENDO AOS REQUISITOS MÍNIMOS CONTIDOS NAS NORMAS ISO 9227 e ASTM B-117

CONSTRUCTION OF A SALT SPRAY MACHINE MEETING THE MINIMUM REQUISITES CONTAINED IN ISO 9227 AND ASTM B-117

Leonardo de Souza Coutinho

UniFOA – Mestrado em Materiais / MEMAT

Volta Redonda – Rio de Janeiro

Alexandre Alvarenga Palmeira

UERJ – Departamento de Mecânica e Energia / FAT

Resende – Rio de Janeiro

RESUMO

A necessidade de se ampliar os conhecimentos sobre o grau de resistência a várias solicitações sejam elas mecânicas, químicas, térmicas e outras fez com que houvesse um vislumbramento de uma necessidade real de se ter um aparelho com características tão distintas quanto o de simular uma atmosfera corrosiva. Essa necessidade serviu de propulsor para desenvolver este projeto. O mesmo se deu baseado em tradução e interpretação de normas aliados a visitas técnicas com pesquisas em sites e catálogos. Foi elaborado um compêndio de idéias cujos objetivos são de aliar o mínimo que as normas solicitam com soluções implementadas e já sacramentadas comercialmente.

Este trabalho se dá em duas partes distintas que são a engenharia aplicada para a construção da máquina e a elaboração de procedimentos para se alcançar o objetivo final ao qual ela se destina.

A câmara construída foi feito em chapa de aço carbono, revestida com fibra, possui um saturador fara filtrar e fornecer um ar com temperatura controlada, painel de comando e coletor de solução, tudo em um ambiente estanque.

Palavras-chave: normas, névoa salina, corrosão, câmara, procedimentos

ABSTRACT

The need to increase the knowledge about the degree of resistance to various mechanical, chemical, thermal and other requests made it possible to have a glimpse of a real need to have an apparatus with characteristics as different as that of simulating a corrosive atmosphere. This need served as a driving force to develop this project. The same was based on translation and interpretation of standards allied to technical visits with searches on websites and catalogs. A compendium of ideas was elaborated whose objectives are to ally the minimum that the norms request with solutions implemented and already sacramentadas commercially.

This work takes place in two distinct parts that are the applied engineering for the construction of the machine and the elaboration of procedures to reach the final objective for which it is intended.

The chamber was made of carbon steel plate, coated with fiber, has a saturator to humidifying and provide a temperature controlled air, control panel and solution collector, all in a leakproof environment.

Keywords: standards, salt spray (fog), corrosion, chamber, procedures.


  1. INTRODUÇÃO

Devido a sua importância, inclusive no desenvolvimento da humanidade, o aço e as ligas ferrosas se tornaram objetos de estudos onde os investimentos alcançam a casa dos milhões de dólares.

O uso massificado do aço como material para construção em engenharia forçou a elevar o conhecimento sobre as ações que a corrosão desenvolve sobre ele, tendo em vista que o aço possui baixa resistência a este fenômeno.

Não existe no Brasil estudos conclusivos ou pesquisas que envolvam os prejuízos causados pela corrosão, entretanto é importante destacar recentes resultados extraídos do estudo intitulado “Corrosion Cost and Preventive Strategies in the United State” que se deu no período compreendido entre 1999 e 2001 por CC Technologies Highway Administration. Dele chegou-se na cifra de 276 bilhões de dólares que equivale a 3,1% do PIB dos EUA e em 552 bilhões de dólares de custo indireto[Gentil, 2011]. O gráfico abaixo mostra os gastos com corrosão no período considerado nos cinco maiores setores da economia norte americana que ajudam a compor a cifra citada acima.

[pic 1]

FIGURA 1        Gastos com corrosão nos EUA entre 1999 e 2001

É importante salientar que proteger contra a corrosão é mais que uma questão puramente econômica. É imperativo para a proteção do meio ambiente, garantia da integridade dos ativos, saúde e segurança das pessoas. No Brasil a mola propulsora para o estudo da corrosão se deve principalmente a PETROBRAS, devido a suas plataformas de estruturas metálicas se encontrarem no mar e os estudos e procedimentos lá elaborados servem de parâmetro de utilização para as outras empresas em todo o país.

O conhecimento da composição do aço e suas ligas associados aos fenômenos da corrosão se faz necessário para elaborar o melhor procedimento, que atenda a maior quantidade possível de requisitos no combate a sua deterioração. Conhecer e saber identificar os conceitos de composição do aço a ser trabalhado, a corrosão, a oxidação e outros contrapontos são de suma importância para a elaboração de tais procedimentos de proteção que visam mitigar a ação externa sobre as estruturas.

Desenvolver uma máquina para execução de corrosão acelerada por névoa salina com pulverização de uma solução salina sobre as amostras a serem testadas se faz importante em um cenário onde as empresas necessitam um alto grau do produto seja ele vendido ou comprado. Os resultados obtidos por ensaio de névoa salina são utilizados sobretudo em especificações preestabelecida por clientes e literatura técnica servindo para avaliar, por exemplo, os benefícios de novos sistemas de pintura.

  1. OBJETIVOS

Construir uma máquina que obedeça os requisitos mínimos necessários para a execução e verificação de ensaios acelerados de corrosão em materiais metálicos já estabelecidos e avaliar a corrosividade de uma câmara de salt spray mediante a normas internacionais.

  1. MÁQUINA DE TESTE (SALT SPRAY)

O aparato para teste deve, obrigatoriamente, possuir itens que permitam sua execução. Estes itens são: câmara, reservatório de solução, fornecimento adequado de ar comprimido, no mínimo um bico atomizador, suporte para os corpos de provas, sistema de aquecimento da câmara e um controle eficaz das variáveis físicas tais como: pressão, temperatura, vazão e perda de massa [ASTM B117, 2003].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (351.6 Kb)   docx (780.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com