TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Financeira

Por:   •  12/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Contabilidade Financeira

Módulo:1

Aluno: João Luiz Costa Orem

Turma:0521-1_28

Tarefa:

Introdução

Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise econômico financeira da empresa Magazine Luiza, considerando as demonstrações contábeis da empresa referente aos exercícios sociais de 2020 e 2019, a partir das informações obtidas no balanço patrimonial (BP) e na demonstração de resultado do exercício (DRE) identificando assim os efeitos financeiros.

Para obtenção dos indicadores econômicos e financeiros o relatório irá conter os seguintes tópicos:

  • • análise horizontal;
  • • análise vertical;
  • • cálculo dos índices de liquidez;
  • • cálculo da estrutura de capital;
  • • cálculo da lucratividade;
  • • cálculo da rentabilidade e
  • • conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa.

Análise horizontal

Análise horizontal foca na variação ao longo do tempo é realizada em uma mesma linha, comparando o setor ou área com ele mesmo, em um período diferente.

Evidencia a evolução ou involução dos componentes das DCs ao longo dos exercícios avaliados, permitindo a análise de tendência.

[pic 3]

De acordo com os índices levantados podemos realizar a verificação da evolução dos elementos da demonstração financeira. A partir da análise observamos que houve uma evolução de 20% no ativo total da empresa, queda nas aplicações de finanças e uma evolução de 608% no caixa.

[pic 4]

Verificando a análise para o DRE podemos observar que a receita de venda de bens ou serviços obteve uma evolução de 41%, porém o lucro do período obteve uma queda significativa referente ao ano de 2019, representando apenas 42,5 do valor total do ano anterior.

Análise vertical

A análise vertical é um método comparativo, porém é desenvolvida em relação a um grupo de contas de uma mesma demonstração financeira. Ela permite o cálculo das alterações ocorridas na estrutura das demonstrações financeiras, completando a interpretação da análise horizontal

[pic 5]

[pic 6]

De acordo com a análise realizada conseguimos demonstrar a participação de cada conta em relação ao seu grupo financeiro e através da com anos anteriores e o ramo de atuação da empresa identificar se há itens fora do padrão e o desempenho da organização frente as concorrentes.

De acordo com os índices levantados podemos observar que o ativo circulante contempla 66% do ativo total e que 24,48% do ativo total pertence ao estoque.

O passivo circulante possui 51, 63 % do passivo total e que o patrimônio líquido está entre os 32,85% do passivo total.

Verificando a análise para o DRE observamos que 75% está inserido nos custos dos bens e serviços vendidos e que 22 % refere-se as despesas/receitas operacionais.

Ou seja, 75% da receita operacional liquida foi consumida pelos custos produtivos.

Cálculo dos índices de liquidez

Os índices de liquidez apontam a capacidade financeira da empresa para honrar os compromissos de terceiros.

Os indicadores de liquidez são divididos em quatro:

- Liquidez imediata: Mede a capacidade financeira da empresa para honrar seus compromissos de curto e longo prazo, disponível/PC.

- Liquidez corrente: Indica de quanto a empresa poderá dispor em termos de capital de giro para pagar suas dívidas de curto prazo, AC/PC.

- Liquidez seca: Indica de quanto a entidade poderá dispor em termos de capital de giro, sem levar em consideração seus estoques, para fazer frente a suas dívidas de curto prazo, (AC – estoque) /PC.

-Liquidez geral: Mede a capacidade da empresa de honrar todas as suas obrigações (de curto e longo prazos), contando, para isso, com seus recursos realizáveis a curto e longo prazos, (AC + RLP) / (PC + PNC).

[pic 7]

Após a análise dos indicadores de liquidez podemos afirmar que referente a liquidez imediata, ou seja, o compromisso de curtíssimo prazo a empresa não possui condições para quitar suas dívidas no momento. Baixo nível de liquidez para o período.

Podemos afirmar que do ponto de vista financeiro, quanto menos a empresa manter dinheiro parado em caixa melhor será para empresa, pois dinheiro parado não gera retorno.

No curto prazo analisamos a liquidez corrente e podemos verificar que a empresa dispõe de capital de giro para pagar suas dívidas de curto prazo, ou seja, indica que a empresa tem capital de giro para honrar seu endividamento que vence dentro de 12 meses.

Verificando a liquidez seca, podemos afirmar que a empresa possui um grau de dependência elevado do estoque para fazer frente as suas dívidas de curto prazo.

Completando a análise, na liquidez geral podemos observar que a empresa possui capacidade de honrar tanto suas dívidas de curto quanto de longo prazo.

Cálculo da estrutura de capital

Os índices de estrutura de capital apontam o grau de endividamento da empresa, avaliando a segurança que a organização oferece aos capitais de terceiros, bem como a sua política de captação e alocação de recursos.

Os índices indicam se a empresa depende de capital próprio ou de terceiros para pagar suas dívidas:

• Endividamento Geral

• Composição do endividamento

• Grau de imobilização do capital próprio:

• Grau de imobilização de recursos não correntes

[pic 8]

Após análise dos índices podemos observar que a empresa aumentou seu grau de endividamento no ano de 2020, aumentando assim seu grau de dependência de capital de terceiros no financiamento do ativo, observamos também aumento da composição do endividamento, revelando que 77% do endividamento da companhia se encontra no curto prazo.

Analisando a imobilização do capital próprio, podemos observar que houve um aumento do índice no exercício de 2020, ou seja, aumentando o grau dependência de aportes de terceiros para manutenção de seus negócios.

Analisando o grau de imobilização de recursos não correntes, observamos que os índices se mantem abaixo da unidade, ou seja, existe imobilização de terceiros, aplicações realizadas financiadas por terceiros.

Evidenciado que o passivo oneroso aumentou sua dependência de recursos onerosos.

Cálculo da lucratividade

Os índices de lucratividade têm a finalidade de avaliar as margens auferidas no resultado da empresa, sejam relacionadas ao produto ou à eficiência do negócio.

 Os indicadores de lucratividade são:

• Margem bruta.

• Margem operacional

• Margem liquida

• Giro do ativo

[pic 9]

Avaliando os indices de lucratividade observamos que a margem bruta sofreu uma pequena queda de 2,5 %, diminuindo assim a lucratividade auferida sobre a mercadoria, produto ou serviço comercializado pela empresa. A margem operacional também sofreu uma queda influênciando na eficiência operacional do negócio.

A margem liquida também sofreu uma queda referente ao exercicio do ano 2019, ou seja, demonstra uma queda na lucratividade final do negócio. Por outro lado o giro do ativo sofreu um pequeno aumento, demonstrando que o faturamento liquido gerado no período  foi suficiente para cobrir o investimento total realizado.

Cálculo da rentabilidade

Os índices de rentabilidade têm a finalidade de avaliar o retorno gerado sobre os investimentos efetuados na entidade.

Os indicadores de rentabilidade são:

Retorno do patrimônio líquido (ROE)

Retorno dos investimentos (ROI)

[pic 10]

Analisando os índices de rentabilidade podemos observar que em relação ao exercício do ano de 2019, os resultados obtidos não foram atraentes, seu lucro líquido foi apenas de 1,76%.

O Payback apresentou que a empresa precisaria de 57 anos para recuperar os investimentos totais.

Conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa

Um balanço patrimonial bem estruturado com a correta classificação das contas pela contabilidade irá gerar índices de qualidade para uma melhor tomada de decisão dos gestores.

Analisando os índices podemos concluir que a empresa Magazine Luiza comparando com o exercício de 2019 a empresa sofreu impactos significantes no que tange a sua rentabilidade e lucratividade.

Observamos também que a empresa aumentou seu grau de endividamento e que a empresa possui um auto custo para produção de bens e serviços, ou seja, 75% da receita operacional liquida foi consumida pelos custos produtivos.

Todavia, frente ao cenário atual que estamos enfrentando é de se esperar que as empresas tenham algum impacto sobre suas atividades e que uma boa gestão frente as decisões que precisam ser tomadas diante destes desafios, irão fazer toda a diferença.

Referências bibliográficas

 Fórmulas (fgv.br)

Página Inicial - Contabilidade Financeira-0521-1_28 (fgv.br)

Unidade 1 – Critérios de análise econômico-financeira e análise dinâmica do capital de giro - Contabilidade Financeira-0521-1_28 (fgv.br)

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (344.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com