TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crescente preocupação em preservar o meio ambiente

Por:   •  21/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Com a crescente preocupação em preservar o meio ambiente e com a alta demanda de utilização dos recursos naturais é preciso criar mecanismos para minimizar o desperdício e garantir esses recursos para gerações futuras. Essa questão está diretamente ligada à indústria da construção civil, onde a utilização de recursos é grande e acaba gerando uma excessiva quantidade de resíduos provenientes de etapas construtivas.

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição (Abrecon), meia tonelada de materiais empregados nas construções são desperdiçados anualmente, o que gera um prejuízo de aproximadamente oito bilhões de reais. Cerca de sessenta por cento dos resíduos gerados por cidade provém de canteiros de obras e setenta por cento desses poderiam ser reciclados.

Essa grande quantidade de resíduos gerados são constituídos de concreto, argamassa, gesso, madeira, rocha, areia, metais ferrosos, materiais de origem cerâmica, como blocos, tijolos, entre outros. Mas, especificamente nesse trabalho, o estudo será com base nos resíduos gerado na alvenaria,

Uma forma de aproveitamento do resíduo seria usá-lo como agregado na produção do concreto. No trabalho, optamos por fazer a substituição da areia pelo resíduo gerado a partir da alvenaria.

O objetivo geral da pesquisa é verificar a viabilidade técnica na produção do concreto para contrapiso, comparando o desempenho de resistência do traço normal em relação aos traços modificados com a substituição da areia pelo agregado.  

MATERIAL E MÉTODOS

Para a realização da pesquisa, foi efetuado ensaios com o objetivo de verificar a viabilidade técnica do concreto para contrapiso, com a substituição da areia pelo resíduo gerado da alvenaria. Primeiramente, foi utilizado o traço para concreto de contrapiso (TONUS;MINOZZI,2013) onde a resistência média considerada para a cura de 28 dias do concreto foi de 20MPa. O traço inicial, sem a substituição da areia pelo agregado é apresentado na Tabela 1.

Tabela 1 - Traço inicial sem a substituição pelo agregado

Cimento

Areia

Brita 0

Agua

Unidade

1

2,77

3,39

0,75

Kg

Depois de determinado o traço inicial, foi realizado a moagem dos resíduos, onde se pegou o tijolo de cerâmica e o triturou até apresentar granulometria semelhante à areia.

Na parte de produção dos corpos-de-prova, todos os equipamentos utilizados e o laboratório para a realização dos ensaios foram disponibilizados pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Os equipamentos utilizados e todos os processos para confecção dos corpos de prova estão dentro da norma ABNT NBR 5738. Foram utilizados os seguintes equipamentos;

  • Balança;
  • Moldes dos corpos-de-prova cilíndricos (diâmetro igual à 100mm e altura igual à 200mm) que sigam ABNT NBR 5738;
  • Moinho para moagem de resíduos de construção
  • Haste de compactação com diâmetro de 16mm;
  • Prensa hidráulica com sistema de medição de força para ensaio à compressão;
  • Pratos de compressão;
  • Concha ou pá - de tamanho adequado para encher o recipiente com os agregados em ensaio;
  • Pincel.

RESULTADOS

Foram feitos corpos-de-prova a partir de quatro tipos de traços, onde se substituiu a areia pelas quantidades de 20%, 30% e 40% de agregados. Para determinar os outros traços, calculou-se a partir de uma regra de três simples a quantidade de areia e de agregado a ser utilizado. Todo o cálculo foi realizado sobre o traço inicial.

A partir da análise de todo trabalho empírico realizado, foi possível observar o comportamento dos traços de concreto, modificados com a adição de agregados provenientes de resíduos cerâmicos. O intuito era alcançar alternativas para um grave problema da construção civil: a alta demanda por matérias-primas. Assim, foi utilizado materiais descartados da alvenaria – fragmentos cerâmicos – com a proposta de amortizar o quantitativo de areia utilizado no traço do concreto.

É válido salientar que a areia é um recurso encontrado em abundância no meio ambiente, porém se a sua exploração não for consciente, pode gerar sérios problemas, como: perda da biodiversidade, redução dos níveis e da qualidade de lençóis freáticos, devastação de praias, entre outros. Por isso é viável a confecção deste trabalho.

No transcorrer do mesmo, quando se estava fazendo os corpos-de-prova com os determinados traços previamente calculados, observou-se que à medida que aumentava a quantidade de agregado sustentável havia a necessidade de aumentar os níveis de água. Isso, devido a maior absorção da água por parte deste agregado, causando desaceleração no processo de homogeneização. Para resolver tal problema, foi então adicionado porções extras da substancia líquida, alcançando a conformação ideal para os corpos de prova.

A Tabela 2 apresenta as amostras dos corpos-de-prova, com seus respectivos traços e porcentagem de agregados usados sobre o traço inicial::

 Tabela 2 - Traço dos corpo-de-prova

Cimento

Areia

Brita 0

Agregado

Água

Unidade

Amostra 1 (traço inicial)

1

2,77

3,39

0

0,75

Kg

Amostra 2 (20%)

1

2,216

3,39

0,554

0,85

Kg

Amostra 3 (30%)

1

1,939

3,39

0,831

0,95

Kg

Amostra 4 (40%)

1

1,662

3,39

1,108

1,15

Kg

Após o preparo dos corpos de prova, estes foram armazenados em local apropriado, durante um período de 22 dias para se obter determinado estágio de cura do concreto. Em sequência foram feitos os testes de compressão das amostras a fim de se ter os valores das resistências de cada uma delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com