TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO DA GRANULOMETRIA POR PENEIRAMENTO (NBR-7182)

Por:   •  29/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  12 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO – UNIFSA

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: MECANICA DOS SOLOS I

PROFESSOR: RONALDO SIQUEIRA

DETERMINAÇÃO DA GRANULOMETRIA POR PENEIRAMENTO (NBR-7182)

Aluna: Susy Silva Gomes

Teresina/PI

2018

RESUMO

O seguinte relatório faz uma análise dos procedimentos experimentais realizados no laboratório da UNIFSA. Os ensaios realizados foram de compactação dos solos (NBR – 7182), e Granulometria e limites de liquides e plasticidade. Na disciplina de mecânica dos solos a realização destes ensaios é muito importante, pois indicam as condições e características de um solo, o que implica diretamente na realização e dimensionamento das mais variadas estruturas.      Portanto, esse trabalho é satisfatório ao complementar a formação geotécnica do aluno através do contato direto e prático com instrumentos de análise de solos, sendo ainda um primeiro contato com a pesquisa científica.

2 OBJETIVOS

O objetivo da pratica é a analise granulométrica dos solos realizada pelo método de peneiramento permitindo assim a caracterização do solo.

3 MATERIAIS UTILIZADOS

-  Jogo de Peneira #10 (2mm)

- Estufa

- Balança

 4 PROCEDIMENTO

-Segundo a NBR 7181/84 deve-se através das recomendações NBR 6457/86 secar amostra de solo (1500g) ao ar para determinação da umidade higroscópica, desmanchar os torrões sem provocar a quebra dos grãos e realizar a devida homogeneização.

-Para determinar-se a quantidade de material que será utilizada empregou-se o processo de quarteamento e foi lavada a amostra total na peneira de número 10. E a amostra parcial lavou-se na peneira de número 200( esta peneira ira nos fornecer a quantidade de materiais finos que temos no solo).

- Em seguida pesou-se na balança a quantidade de cada amostra que ficou retida em cada peneira

5 RESULTADOR E DISCURSSÕES

Após os procedimentos realizados foram pesados os materiais retidos em cada peneira, e partir disso foi possível classificar o tipo de solo e verificar se está próprio para ser utilizado. O seguinte trabalho tem como meta apresentar uma análise, a fim de definir como se escolhe uma amostra de solo e a partir desta por meio das prescrições da norma vigente da ABNT obter dados que permita auxiliar a sua caracterização e utilização do solo de maneira apropriada por meio de curvas. Na tabela a baixo e possível verificar melhor os dados obtidos no laboratório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (213.8 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com