TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCIPLINA DE ECONOMIA PARA ENGENHARIA

Por:   •  20/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DISCIPLINA DE ECONOMIA PARA ENGENHARIA

PROFESSORES: NAPIÊ GALVÊ e LEONARDO ROCHA

ALUNO:

MATRÍCULA:

Orientações para a resolução das questões:

Fonte: Times New Roman ou Arial

Tamanho: 12

Espaçamento 1,5

Obs: As atividades serão anuladas:

  • Duplicidade de redação por mais de um aluno, (de todos os alunos serão anulados)
  • Detecção de plágio. (todas as atividades serão passadas pelo detector de plágio)

Teoria da Produção e Custos

1.Defina: produto, insumos e função de produção. Mínimo de 05 linhas.

O produto é o que possa ser oferecido no mercado para suprir as necessidades/desejos Insumos seria tudo que é utilizado na produção, mesmo n estando incluso diretamente no produto, como por exemplo a mão de obra, o capital físico, areia ou terra e a própria matéria prima. Função de produção é a relação entre a quantidade de fatores e a quantidade de produtos em um determinado tempo.

2. Defina Produto Total, Produtividade Marginal e Produtividade Média. Mostre graficamente as principais relações entre esses conceitos. Mínimo de 05 linhas.

Produto total é a quantidade produzida de forma total em um certo período de tempo, representando quando cada fator produz, produtividade marginal representa a variação de uma unidade na quantidade do fator de produção em um determinado período de tempo, ou seja, o produto marginal calcula o nível de eficiência de cada colaborador dentro da indústria. Produtividade média é a relação entre a quantidade do fator de produção e o nível do produto em um determinado período de tempo.

3. Explique o significado da Lei dos Rendimentos Decrescentes. Mínimo de 02 linhas

A lei dos rendimentos decrescentes é uma definição que está ligado a análise de curto prazo que pelo menos um dos fator fixo. Com o enunciado ““Ao aumentar o fator variável (N), sendo dada a quantidade de um fator fixo, a PMg do fator variável cresce até certo ponto e, a partir daí, decresce, até tomar-se negativa”, ou seja, é uma teoria que que estuda o acréscimo de insumo de acordo com o aumento de produção.

4. Qual o significado da isoquanta de produção? O que vem a ser mapa de isoquantas? Ilustre graficamente. Mínimo de 03 linhas.

Isoquanta é o mesmo que quantidade e pode ser definida como como uma curva na qual todos os pontos representam infinitas combinações de fatores que indicam a mesma quantidade produzida, com isso, ela rapresenta um menu de processos produtivos igualmente eficientes. Um mapa de isoquantas seria um conjunto de isoquantas, cada qual mostrando um nivel de produção, graficamente:

                                       [pic 2]

5. Defina rendimentos crescentes, decrescentes e constantes de escala, e quais as razões para que ocorram. Mínimo de 06 linhas.

Rendimento crescente: se todos os fatores de produção crescerem numa mesma proporção, a produção cresce numa proporção maior. Já o rendimento decrescente ocorre quando todos os fatores de produção crescem numa mesma proporção, quando isso acontece, a produção cresce numa proporção menor. No rendimento constante de escala acontece que se quando todos os fatores crescem em uma certa proporção a produção cresce igualmente e as produtividades medias dos fatores de produção permanecem constante.

6. Aponte as diferenças entre os conceitos de custos contábeis e custos de oportunidade. Mínimo de 02 linhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com