TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descoberta dos Adiamantes

Por:   •  20/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

CEEFMTI Bráulio Franco

 

Adriani Lima, Bianca Carvalho, Camila de Paula, Naiara Cassa, Patrícia Diniz, Pedro Carlos.

   

A descoberta dos diamantes

Muniz Freire – ES

2018

Em minas gerais além da descoberta do ouro, em 1729, o governo português ficou sabendo das jazidas de diamantes encontradas onde é a atual diamantina. As primeiras descobertas ocorreram no início do século XVIII. Logo o brasil se tornou o primeiro produtor moderno de diamantes do mundo.

De início a extração era livre, o imposto cobrado era o quinto, mas, não demorou muito para pensarem em outra forma de cobrar já que a antiga era fácil de burlar. Então anularam todas as concessões de terras e proibirão a exploração do ouro. O governo português transformou a extração de diamantes em seu direito, e quem fosse pego explorando sem autorização podia ser exilado para a angola.

A permissão para explorar as minas só foi dada em 1739, onde era paga uma quantia fixa a coroa, essas pessoas na época eram chamadas de contratadores e utilizavam da força do trabalho escravo na exploração das minas. O distrito diamantino foi criado em 1743 com o intuito de evitar o contrabando no qual os dragões de minas era um grupo de pessoas responsável por reprimir qualquer tentativa de contrabando. 

Rafael Pires Pardinho que na época era o responsável, impôs um isolamento em relação a outras colônias, ninguém poderia sair sem a devida autorização, mas, o valor da venda de diamantes era altíssimo tanto que os próprios funcionários do rei contrabandeavam as pedras. O Ciclo do Diamante no Brasil durou cerca de 150 anos, da segunda metade do século XVIII até o final do século XIX.

 Os diamantes e outros recursos foram tomados da nossa terra como a madeira, e ouro, no qual percebemos que não passávamos de uma colônia de exploração, onde grande parte das nossas riquezas foram tomadas de nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com