TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dureza Vickers

Por:   •  15/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

Dureza Vickers

Este método de ensaio de dureza foi proposto pelos pesquisadores Smith e Sandland no ano de 1925, cujos primeiros equipamentos foram fabricados pela companhia Vickers-Armstrong Ltda. A dureza Vickers é representada pelo símbolo HV (Hardness Vickers). Seu método consiste em um ensaio onde um penetrador de diamante em forma de pirâmide de base quadrada e ângulo entre faces de 136° é comprimido contra a peça a ensaiar por uma força pré-determinada. Após a remoção da força, medem-se as diagonais da impressão e o número de dureza Vickers é calculado dividindo o valor da carga de ensaio “P” pela área de impressão “S”. A escolha da carga aplicada depende da máquina.

Mostra-se vantajosa frente às demais uma vez que o penetrador é de diamante e, assim, pode-se praticamente desprezar o efeito de deformação no penetrador. Está técnica permite medir a dureza desde materiais muito macios, como polímeros, até materiais muito duros, como cerâmicas em uma escala contínua.

A impressão no material devido à penetração será um losango regular, cujas diagonais devem ser medidas, utilizando a régua calibrada sobreposta à tela .

Como o penetrador de diamante é praticamente indeformável, a dureza obtida independe da carga utilizada, devendo apresentar o mesmo número representativo da dureza. A aplicação da carga é feita através de uma alavanca, sendo mantida sobre a peça durante um tempo mínimo de 25 segundos, após o que esta é retirada. O aparelho para ensaio de dureza é dotado de um dispositivo óptico de medição (vernier), com uma precisão suficiente (cerca de 1 micron) para possibilitar a medição das diagonais da impressão. A medida é feita em duas posições ortogonais entre si, sendo a diagonal tomada como a média das medidas das diagonais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com