TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio De Dureza Vickers

Trabalho Escolar: Ensaio De Dureza Vickers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 2

A dureza consiste na medida de resistência a deformação do material a uma deformação plástica localizada. O teste de dureza Vickers é o mais utilizado e está na norma NBR 6672, no qual é empregado o princípio de penetração. Assim é penetrado uma pirâmide de diamante com uma base quadrada e um ângulo de 136º entre as faces opostas, no vértice, e aplica-se uma forca vertical para dentro da superfície do provete. Por isso a superfície dever ser plana, e não pode conter escamas, graças ou outros componentes que possam alterar o resultado. A força aplicada é constante e mantida por 30 segundos (BARBOSA, 2011). Após a retirada da força é verificado a geometria mostrado na figura 1:

Figura 1: Geometria penetrada no corpo de prova.

Fonte: Barbosa, 2011, p. 52.

REVISÃO BIBLIOGRAFIA

O ensaio de dureza realizado na prática, foi o ensaio de dureza Vickers. Existem outros ensaios de dureza como o Brinell e o Rockwell. O ensaio de dureza do tipo Vickers leva em consideração a penetração de uma pirâmide de base quadrada e com ângulos de 136º com as faces opostas. Quando olhado no microscópio, é observado o desenho de um losango com diagonais D1 e D2. A dureza é dada pela carga aplicada (C) sobre a área de contato, como mostrado na equação 1 (PADILHA, 2000).

HV=2×C ×(Sen (136/2))/D^2 =

=2×C× (Sen(68))/D²=2×C×0,9271/D²= (C×1,8544)/D² [1]

Uma grande vantagem do ensaio de dureza Vickers é que diferentes cargas resultam em valores próximos para materiais uniformes, evitando “mudanças arbitrarias de escala com outros métodos de medição de dureza” (CIMM, 2013). As leituras são precisas, e utiliza-se apenas um endentador para todos os tipos de materiais, o qual possui ajuste de carga. As desvantagem são o tamanho e o preço de uma máquina de medição, na indústria seu uso é limitado devido à demora dos ensaios. As impressões devem ser espaçadas de cinco vezes o tamanho do endentador das bordas, e de três vezes de uma medida para outra.

Caso o material seja muito mole (recosido) pode ocorrer afundamento entorno da face do penetrador, caso o material seja duro (encruado) pode ocorrer uma aderência do metal nas faces do penetrador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com