TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eng. da Computação em 2030

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

A Engenharia da Computação em 2030

Não é possível precisar quais as competências necessárias ao engenheiro da computação exatamente no ano de 2030. Porém podemos antever que possivelmente teremos a evolução das atuais competências desse profissional pois elas estão diretamente ligadas à também evolução da tecnologia atualmente existente.

Temos hoje um desenvolvimento cada vez mais rápido das tecnologias relacionadas a áreas como inteligência artificial, robótica, biotecnologia, realidade aumentada, dentre outras.

Teremos cada vez mais próximos de nós, em nossas casas, trabalho e na vida cotidiana, a presença de computadores gerindo nossa vida. Seja no trabalho, monitorando e controlando a produção, estoque, atuando diretamente na produção por meio de robôs e até nos equipamentos de vendas automática. Teremos carros autônomos nas ruas e também a já conhecida Internet of Things (internet das coisas) que está cada dia mais próxima de nós.

Com isso os profissionais da área da Engenharia da Computação terão cada vez mais que aprimorar as habilidades já existentes e desenvolver outras que se adequem a um mundo onde o uso profissional de tecnologias não será mais o mesmo, assim como os ambientes de trabalho.

É natural que o engenheiro da computação precise adquirir competências e habilidades para desenvolver e fazer a manutenção desses novos tipos de máquina e equipamentos, muitas delas com elevado grau de autonomia, o que pode mudar consideravelmente os tipos de riscos apresentados e que deverão ser gerenciados. 

Análise de dados, programação, conhecimentos em robótica, desenvolvimento de aplicativos e integração de sistemas são algumas das habilidades importantes.
Competências relacionadas à 
análise e ao manuseio de vastas quantidades de dados serão especialmente necessárias, por conta da presença cada vez maior de Big Data. 

Além disso, será fundamental que o engenheiro de computação exerça cada vez mais sua criatividade para que não fique para trás com o crescimento da integração entre humanos e máquinas.

Também será muito importante o desenvolvimento de competências de relacionamento interpessoal, pois já é realidade o conceito cada vez mais presente de equipes de trabalho em projetos de pequeno, médio e grande porte. Além daquelas competências ligadas à preservação do meio ambiente, pois as tecnologias futuras estarão também, se não principalmente, voltadas à melhor forma de conviver com a natureza sem agredi-la.

Acredito que a Engenharia da Computação tem um vasto campo de atuação hoje e cada vez mais no futuro. Com toda a tecnologia e inovação apresentada anteriormente só posso concluir que um engenheiro da computação que tenha as competências necessárias, como as já apresentadas neste texto, não terá problema algum em se colocar no mercado e continuar contribuindo para a evolução da tecnologia para o desenvolvimento de um mundo melhor e mais seguro para vivermos  

Referencias

https://exame.abril.com.br/carreira/como-sera-o-profissional-do-futuro/

https://pt.linkedin.com/pulse/compet%C3%AAncias-do-engenheiro-em-2030-gustavo-sbruzzi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com