TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia Mecânica

Por:   •  18/6/2018  •  Resenha  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

“O mundo não está preparado para isso. É algo muito além do nosso tempo, mas as leis vão prevalecer, e um dia farão um sucesso triunfante.”

Nikolas Tesla

Ao longo dos anos a humanidade vem crescendo e superando obstáculos que seriam impossíveis aos nossos olhos. Na engenharia não seria diferente, nesse trabalho é relatado um pouco, sobre o canal do panamá, um dos marcos da engenharia, que após anos de trabalho e sacrifícios, hoje é um dos maiores projetos históricos. Mas mesmos grandes projetos podem vir a ser obsoleta, a evolução da tecnologia, vem trazendo grandes mudanças para o nosso mundo, e uma mudança no canal do Panamá se torna necessária. A possibilidade de um novo canal está a espreita, as dificuldades o esperam, engenheiros empenhados em criar um novo marco na história.

O Novo Canal do Panamá

Em 1914 foi inaugurado, oque muitos chamam de a mega construção do Panamá.  Para que navios cargueiros não tivessem que passar do oceano atlântico para o pacifico , dando a volta em toda a  américa do sul, o canal do Panamá foi criado, reduzindo em duas semanas a viagem do mesmos, resultando em uma redução de gastos satisfatória.   A viagem hoje dura cerca de 10 horas para que o piloto passe por 80 km de comprimento do canal, com cerca de 450 mil toneladas de carga, com um navio de 32 metros de largura.   Para pilotar um navio dessa magnitude, e em um canal estreito, é necessário 8 anos de treinamento, o cargo exige grande habilidade e é composto de muita pressão,  qualquer erro pode causar derramamento de  petróleo , que causaria o fechamento do canal.. Atualmente, o canal do Panamá tem se tornado obsoleto devido ao tamanho dos navios chamados supercargueiros que carregam 3 vezes de carga a mais que os navios petroleiros panamax, o grande desafio da engenharia é expandir o canal para que não se torne uma relíquia.[pic 1]

A passagem da Gaillard, a parte mais perigosa do canal do panamá, e uma passagem recortada através região montanhosa, e possui  80 km de comprimento com 1552 metros de largura criada para conectar o oceano atlântico para o pacifico. Em 1863, Ferdinand Lesseps, ficou encarregado para construir essa passagem  através Das montanhas. Lesseps enfrentou varias dificuldades dentre elas, doenças tropicais como febre amarela e malária, que  causou a morte de muitos trabalhadores ,mas essas não foram os únicos problemas, uma  temporada de 4 meses  chuvas , e inundações  relâmpago ocorreu, destruindo as escavações construídas até aquele momento, em 1882 um dos maiores terremotos da historia do Panamá aconteceu  , causando a morte de aproximadamente 20 mil homens, após 10 anos de tentativas , finalmente desistiram da construção.

O próximo visionário, a enfrentar a construção da passagem de gaillard, seria Theodore Russel, presidente dos Estados Unidos , que acredita que a passagem seria útil para reforçar o poder naval do EUA. Russel contratou o engenheiro John Stevens, que teve uma proposta interessante, primeiro ele parou a construção e decidiu cuidar da saúde dos trabalhadores, após 1 ano combatendo as doenças , a construção retomou, mas John tinha um problema a enfrentar , um rio que causada enchentes assassinas, mas este foi resolvido com a criação de um represa em volta dele, criando um lago de Gatum , após 4 anos e milhares de trabalhadores estava pronto.. O canal do Panamá  ficou pronto após 30 anos de escavações , custou 400 milhões de dólares e aproximadamente 30 mil vidas.

O canal do Panamá é conhecido com o marco da engenharia, mas com a chegada dos supercargueiros, aumentar o tamanho do canal vem se tornando uma necessidade, com isso, a engenharia passa novamente por mais desafios. Um dos desafios, como o que engenheiros haviam enfrentado anteriormente, são os deslizamentos no canal, toneladas de terra são tiradas todos os dias para que os navios possam passar com êxito.  Para criação do novo canal do Panamá, foi feita um desafio para os engenheiros de todo mundo, criarem seus projetos, sendo que dois dos melhores seriam escolhidos. Uma equipe americana e uma europeia foram contratadas para o projeto do expansionamento do canal do Panamá. Vários desafios vêm sendo enfrentados, criação novas comportas mais fortes serão necessárias, para evitar que terremotos destruam as reclusas do canal do Panamá. O aumento do novo canal do Panamá poderá mudar nossas formas de viajar e comercializar internacionalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (281.8 Kb)   docx (245.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com