TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura dos Materiais

Por:   •  28/6/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 2. Atividade - A evolução dos materiais

Os materiais fazem parte da vida humana desde o período pré-histórico, mesmo sem a plena ciência do homem inserido nesta época. A exemplo disso, se tem de forma abundante na Terra, o óxido de ferro ou hematita (Fe2O3) que é usado como componente na produção do aço. Hoje, entende-se a importância desse minério, mas para o homem primitivo, ainda era algo acima da sua compreensão.

Percebe-se no primeiro momento da era pré-histórica (Paleolítico) que a principal atividade para manter a sobrevivência humana era a caça. Evidentemente os animais mais fortes e/ou ferozes não seriam abatidos pelo homem sem o auxílio de ferramentas. Surge então a necessidade de confeccionar, mesmo que de forma pobre e simples, utensílios de madeira, osso e pedra lascada para facilitar o trabalho de caça.

De forma simples, o ser humano começa a fazer seleção dos materiais a ser utilizados nas suas atividades diárias, de acordo com as propriedades que ainda não eram conhecidas com profundidade: percebe que a pedra possui maior dureza que a madeira e nota que a madeira pode ser utilizada como combustível para acender fogueiras (energia térmica).

É de se esperar que o avanço do conhecimento modifique e facilite a vida do ser humano. Foi o que ocorreu após o período Paleolítico. O homem passa não só a se dedicar à caça, como também à agricultura que caracteriza o período Neolítico. O plantio do próprio alimento fez com que o ser humano desenvolvesse um maior contato com a terra e melhor entendimento sobre ela. Passa a entender que o solo além de ser fértil à plantação, possui recursos naturais como a argila que poderia ser usada para outros fins: construção de moradias e vasos afim de guardar o que era colhido.

A ciência dos materiais tem se avançado afim de atender às necessidades humanas, como se viu no período pré-histórico. A cada dia se busca o desenvolvimento de novas tecnologias que venham proporcionar benefícios à vida humana: materiais que podem substituir partes do corpo humano, economizar energia térmica como os cerâmicos e fabricar produtos com designer agradável obtidos pela fácil conformação dos plásticos.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (28.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com