TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós Graduação em Engenharia de Estruturas Materiais Inovadores

Por:   •  20/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 03 - Materiais Inovadores

Aluno: Lucas Scomação Jacon

Curso: Pós Graduação em Engenharia de Estruturas

Proposta:

  1. Pesquise na internet por materiais inovadores que possam ser utilizados em estruturas de edificações ou que possam, de alguma forma, inovar estruturas em concreto.
  2. Escreva um pequeno artigo sobre este material ou estes materiais. Não é necessário formatação técnica e não precisa ter mais que uma página. Evite, entretanto, plagiar.

Conforme surgem as necessidades, a inovação acontece, para que estas necessidades sejam atendidas. No que se diz respeito da construção civil, há sempre uma demanda crescente de soluções, sejam para o ganho de produtividade, sejam para melhoria dos processos.

Os materiais inovadores têm grande potencial, seja para mudar a forma de projetar edificações, seja para tornar a metodologia tradicional em algo mais sustentável, mitigando os impactos ambientais, aprimorando a qualidade e a vida útil da estrutura.

O concreto convencional tem diversas patologias, seu principal problema é na fissuração do concreto, geralmente proveniente de esforços e de retração térmica e, como consequência dessa fissuração, a armadura fica exposta, iniciando o processo de corrosão. Esta patologia pode colocar em risco toda a estrutura da edificação. Uma solução proposta por Hendrik Jonkers, da Universidade de Delft, visando aumentar a durabilidade das edificações, é o Bioconcreto ou também, concreto auto curável. Esta solução propõe adicionar capsulas com bactérias produtoras de calcário, nitrogênio, fósforo e lactato de cálcio ao concreto. Estas bactérias permanecem adormecidas até a ocorrência de fissuração do concreto. Com a ocorrência da fissuração, estas bactérias que estavam adormecidas até então, entram em contato com a água da atmosfera e então despertam, produzindo calcário e preenchendo a fissura. Toda fissura, independente de seu comprimento será selada, desde que não tenha largura maior do que 0,8mm.

O Bioconcreto tem sua aplicação mais visada na construção de pontes, barragens, túneis, em alguns casos em edifícios e também está sendo utilizado para maior proteção de estruturas submersas em ambientes marinhos, pois, as bactérias inseridas no bioconcreto são capazes de resistir a ação de corrosão. Além disso, em locais onde a manutenção é de difícil execução, como obras subterrâneas, a aplicação deste tipo de concreto será de grande valor, pois proporciona uma menor frequência de manutenção, gerando economia e segurança para as estruturas e seus manutentores.

Apesar da aplicação ainda ser bem limitada, em virtude tanto dos custos mais elevados deste concreto, quanto pela solução ser recente e ainda ser necessárias pesquisas mais aprofundadas para pleno entendimento das propriedades deste concreto, o seu potencial como solução sustentável e no ganho de durabilidade das estruturas tem sido cada vez mais visado por investidores.

Nos Estados Unidos, a Agência de Proteção Ambiental (EPA), tem financiado pesquisas para o bioconcreto ser empregado obras, sejam elas públicas ou privadas, devido às suas propriedades sustentáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com