TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais De Construção - Estruturas De Concreto

Ensaios: Materiais De Construção - Estruturas De Concreto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 5

Estruturas de Concreto

O concreto é um material resultante da mistura íntima e proporcionada de um aglomerante (cimento), agregados miúdos, agregados graúdos e água. É considerado o material mais importante na construção civil e possui várias aplicações além da estrutural, tais como: revestimento, pavimentos, paredes, canalizações, fundações, etc. É necessário o conhecimento dos materiais que compõem o concreto, além do aperfeiçoamento dos métodos de cálculo, para que se possa aproveitar melhor as características do produto.

PROPRIEDADES DO CONCRETO

Do conhecimento das propriedades do concreto, depende a correta utilização deste material para cada tipo de obra. Assim é que determinadas propriedades são imprescindíveis para certos tipos de obras, porém são dispensáveis para outras. Por exemplo: a impermeabilidade do concreto é qualidade essencial para obras hidráulicas, porém não é tão importante nas estruturas de edifícios.

* Massa específica: É uma propriedade importante nos cálculos do peso próprio da estrutura, varia de acordo com o processo de execução (adensamento, tipo de agregados e quantidade de vazios).

- concreto armado: 2,4 t/m³

- concreto leve: 1,9 t/m³

- concreto pesado: 3,5 a 5,5 t/m³

* Resistência mecânica: É a principal propriedade dos concretos, é influenciada por diversos fatores:

- relação água/cimento: a maioria dos defeitos na resistência mecânica do concreto são causados pelo excesso de água colocado a fim de facilitar o amassamento. A influência desta relação é representada pela quantidade de água não necessária à hidratação do cimento e que irá evaporar, deixando vazios no interior, os quais serão diretamente responsáveis pela queda da resistência.

- idade: quanto maior a idade do concreto, maior sua resistência mecânica.

* Durabilidade: A durabilidade do concreto é relacionada com o fator água/cimento. Há tabelas determinadas por pesquisadores que limitam esta relação em concretos, dependendo das dimensões da peça e do tipo de exposição. É também importante obter uma trabalhabilidade adequada, operações perfeitas de amassamento, adensamento e cura.

* Permeabilidade e absorção: Essas propriedades são afetadas por diversos fatores:

- materiais constituintes : água (quantidade e pureza), cimento (quantidade, finura e composição), agregados (quantidade, tipos, graduação, impurezas e umidade) e aditivos (quimicamente ativos ou inertes);

- métodos de preparação: mistura, lançamento, adensamento e acabamento;

- tratamento: idade, cura e condições de ensaio.

* Deformação:

O concreto se deforma sob ação de vários fatores, tais como: hidratação do cimento, solicitação mecânica, variações hidrométricas e térmicas. As solicitações mecânicas são responsáveis por dois tipos de deformação: imediata (aparece logo após a aplicação do carregamento) e lenta (aparece ao longo do tempo com a manutenção do carregamento).

A variação de volumes devida às variações hidronométricas e à retração é função da quantidade de cimento e da relação água/cimento, aparecendo então as fissuras. Várias causas contribuem para o fissuramento da estrutura: resistência do concreto, relação entre as resistências do concreto e do aço, variações dimensionais devidas à retração e espessura do comprimento da armadura.

Com exceção das estruturas destinadas à contenção de água, é admissível o aparecimento de fissuras . Elas geralmente aparecem nas zonas de tração onde são diferentes as deformações do aço e do concreto.

- Estruturas expostas à intempéries (pontes): primeiramente se dá uma contração (retração) e depois, expansões e contrações, que dependem das condições de exposição da estrutura e do grau de umidade da atmosfera.

- Estruturas protegidas: há retração inicial e pequena, ou nenhuma, deformação devida às condições atmosféricas.

- Estruturas submersas: o concreto expande quando a estrutura entra em serviço, havendo uma soma algébrica de efeitos. Porém, quando a estrutura é esvaziada para limpeza ou manutenção ela se comporta como estrutura exposta.

- Estruturas expostas às intempéries durante a construção, verifica-se a retração inicial, enquanto o cimento reage.

Outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com