A Física Queda Livre
Por: Thays Vecchi • 28/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.554 Palavras (7 Páginas) • 789 Visualizações
[pic 1]
PUC MINAS
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Campus – Poços de Caldas
Queda Livre
[pic 2]
Poços de Caldas – MG
09 de Abril de 2016
Introdução:
No estudo da física a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV). Sendo assim, trata-se de um movimento acelerado. Esse movimento sofre a ação da aceleração da gravidade, aceleração essa que é representada por g e é variável para cada ponto da superfície da Terra. Porém para o estudo de Física, e desprezando a resistência do ar, seu valor é constante e aproximadamente igual a 9,8 m/s².
“Quando dois corpos quaisquer são abandonados, no vácuo ou no ar com resistência desprezível, da mesma altura, o tempo de queda é o mesmo para ambos, mesmo que eles possuam pesos diferentes.”
As equações matemáticas que determinam o movimento de queda livre são as seguintes:
Equação horária do espaço na queda livre: 
                                                        H = H0 + V0t +                                                        [1]
Onde H é a altura final do corpo, H0 é a altura inicial, V0 é a velocidade inicial, g é a aceleração da gravidade e t é o tempo de queda.[pic 3]
Equação horária da velocidade na queda livre: 
                                                           V = V0 + g.t                                                                               [2]
Onde V é a velocidade final, V0 é a velocidade inicial, g é a aceleração da gravidade e t é o tempo de queda.
Equação de Torricelli para a queda livre:
                                                                                                                  [3]
Onde V é a velocidade final, g é a aceleração da gravidade e ∆h é a variação da altura.[pic 4]
OBS.:Todas as unidades no S.I.:
H = metros;
H0 = metros;
∆h = metros;
V0 = metros por segundo (m/s);
V = metros por segundo (m/s);
t = segundos;
g = metros por segundo ao quadrado (m/s²).
Além disso, para caracterizar grandezas vetoriais é necessário informações de seu módulo, unidade de medida, direção e sentido.
OBS.: Na queda livre, o espaço dado por S na equação horária do espaço, é substituído por H, que representa a altura, ou seja, o deslocamento da partícula em queda livre.
Objetivo:
Analisar o movimento de queda livre de um corpo – o movimento acelerado sob a ação da força gravitacional - nesse caso, uma esfera metálica. E por meio da coleta de dados do movimento desse corpo, determinar o valor da aceleração gravitacional local, verificar a independência da massa na aceleração de corpos em queda livre e representar graficamente a posição e velocidade do móvel em função do tempo.
Materiais:
- Tripé de ferro com sapatas niveladoras;
 - Haste com escala milimetrada;
 - Esferas de aço;
 - Paquímetro;
 - Eletroímã;
 - Cronômetro digital acionado por fotosensores;
 - Microcomputador com software ORIGIN®
 
[pic 5]
Figura 1– Aparato experimental para estudo do movimento de um corpo em queda livre.
Procedimentos:
Mediu-se com a ajuda do paquímetro o diâmetro da esfera que seria estudada e anotou a mesma; ligou-se o eletroímã, colocou a esfera e ajustou-se o sensor abaixo da esfera, anotando sua altura/posição(H/S); Desligou-se o eletroímã e anotou-se o tempo(t) necessário para o deslocamento e o intervalo de tempo(dt) da passagem da esfera pelo sensor. Repetiu-se esse procedimento alterando a posição do sensor por mais sete vezes.
Resultados e discussão:
Após 12 lançamentos foram coletados resultados referentes ao espaço/altura(S/H), ao tempo(t), ao intervalo de tempo de passagem da esfera pelo sensor(dt) e à velocidade(V). Os resultados obtidos podem ser sintetizados na tabela a seguir:
H (m)  | t (s)  | dt (s)  | V (m/s)  | 
0,00  | 0  | 0  | 0  | 
0,04  | 0,102  | 0,023  | 1,087  | 
0,08  | 0,141  | 0,017  | 1,471  | 
0,12  | 0,169  | 0,014  | 1,786  | 
0,16  | 0,193  | 0,013  | 1,923  | 
0,20  | 0,215  | 0,012  | 2,083  | 
0,24  | 0,234  | 0,010  | 2,500  | 
0,28  | 0,235  | 0,010  | 2,500  | 
Tabela 1 – Altura(H), Tempo(t), Intervalo de tempo de passagem da esfera pelo sensor(dt) e velocidade(V).
...